Terça-feira, Maio 14, 2024
14.6 C
Lisboa
More

    Francisco pede fim das guerras na mensagem de Páscoa

    (Foto de -/OSSERVATORE ROMANO/AFP)
    (Foto de -/OSSERVATORE ROMANO/AFP)

    O papa Francisco celebrou neste domingo na praça de São Pedro sua segunda missa de Páscoa como pontífice, ao fim da qual pediu o “fim de todas as guerras” e defendeu o diálogo e reconciliação.

    Diante de 150.000 pessoas, procedentes de todo o mundo, o pontífice defendeu o diálogo e a reconciliação para todos os conflitos que afectam o planeta: Venezuela, Ucrânia, Síria, Iraque, Oriente Médio, Nigéria, entre outros.

    Ao cumprir a tradição do domingo de Páscoa, Francisco suplicou pelo “fim de todas as guerras” e pediu à comunidade internacional que “impeça a violência na Ucrânia”, onde a tensão aumentou neste domingo após um tiroteio em uma cidade sob controle das forças pró-Rússia.

    “Te pedimos que ilumines e inspires iniciativas de paz pelos esforços na Ucrânia, para que todas as partes envolvidas, apoiadas pela comunidade internacional, realizem todos os esforços para impedir a violência e construir, com seu espírito de unidade e diálogo, o futuro do país”, disse o pontífice na sacada da basílica de São Pedro.

    O papa argentino também reservou palavras para os problemas da América Latina.

    “Te pedimos pela Venezuela, para que os ânimos sejam encaminhados para a reconciliação e a concórdia fraterna”, disse o papa argentino em um apelo para que o diálogo prossiga entre o governo e a oposição venezuelana.

    Os problemas económicos e a violência obrigaram o presidente do país, Nicolás Maduro, a iniciar na última semana um processo de diálogo para tentar acabar com mais de dois meses de protestos contra o governo que deixaram 41 mortos e 600 feridos. As conversações têm a participação do núncio apostólico, ou embaixador do Vaticano, Aldo Giordano, um diplomata veterano.

    Francisco também pediu pela paz entre israelitas e palestinos, rogou pelas “vítimas da violência fratricida no Iraque” e apelou às partes na Síria para que “tenham a audácia de negociar a paz”. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema