Terça-feira, Abril 30, 2024
17 C
Lisboa
More

    França quer reconhecer verdade da guerra de Argélia mas não pede desculpas

    O historiador Benjamim Storia entregou hoje o seu relatório sobre a memória e a guerra de Argélia ao presidente francês, Macron. O Chefe de estado francês, pretende adoptar alguns actos simbólicos, no quadro do apazigumento das relações entre a França e Argélia.

    O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai adoptar “actos simbólicos” para apaziguar as memórias sobre a guerra de Argélia e reconciliar a França e Argélia.

    Mas o chefe de Estado francês, não apresentará, desculpas, como tem exigido Argel, anunciou hoje o Eliseu, em reacção ao relatório do historiador Benjamim Storia, que hoje foi entregue ao presidente Macron.

    Para o Eliseu, o importante é “sair do não dito e da negação” sobre a guerra de Argélia, de 1954 a 1962, que continua a dividir espíritos dos dois lados do Mediterrâneo.

    Reconhecimento da verdade mas não de arrependimento

    É uma iniciativa de “reconhecimento da verdade, mas não é uma questão de arrependimento ou de formular desculpas”, insistiu a presidência francesa.

    O Presidente Macron, vai estudar as propostas do relatório do historiador Benjamim Storia, nomeadamente, o reconhecimento do assassínio do advogado e dirigente nacionalista argelino, Ali Boumendjel em 1957, pelo exército colonial francês, e a entrada no Panteão, da advogada anti-colonialista, Gisèle Halimi, morta a 28 de julho de 2020.

    Emmanuel Macron, primeiro presidente francês, nascido depois da guerra de Argélia, tem demonstrado a vontade em desbloquear a questão escaldante e apaziguar as relações bilaterais voláteis há dezenas entre os dois países.

    O relatório de 150 páginas que faz um apanhado geral da colonização e da memória entre os dois países, entregue ao presidente Macron, foi igualmente tornado público.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema