Quarta-feira, Maio 1, 2024
12 C
Lisboa
More

    Festival: AME CV já arrancou na cidade da Praia

    cidade da Praia, Cabo Verde. Foto: DR
    cidade da Praia, Cabo Verde.
    Foto: DR

    A primeira edição do AME CV já anima o ambiente cultural na cidade da Praia. A abertura oficial aconteceu este domingo à noite e foi presidida pelo Primeiro-ministro José Maria Neves. No coração da capital, a Praça Alexandre Albuquerque, os 50 stands já estão a postos para o arranque do mercado de negócios da música que começa hoje, segunda-feira, 08, às 17 horas.

    O Primeiro-ministro pintou o seu discurso com músicas da terra, como não poderia deixar de ser. “Nta xinti feliz di ter nascid cabverdian”, declamou recordando o seleccionador Lúcio Antunes em outro momento de grande emoção durante a CAN’2013. “Com a AME CV são os palcos do mundo que vêm a Cabo Verde. Resta agora aproveitar esta importante oportunidade de negócios para expandir todo o nosso talento para os palcos do mundo”, lembrou.

    José Maria Neves parabenizou o Ministro da Cultura por esta obra e disse que “o Governo conta com este projecto para completar o puzzle das indústrias criativas do país e força impulsionadora do desenvolvimento económico”.

    Por sua vez, Mário Lúcio Sousa agradeceu a confiança e retribuiu o elogio a José Maria Neves e congratulou-o por colocar a Cultura no centro da estratégia de desenvolvimento de Cabo Verde. Mas também agradeceu a Ulisses Correia e Silva, presidente da Câmara Municipal da Praia, “pela forte aposta na AME CV”.

    O Ministro da Cultura falou com o coração de poeta e artista arrancando aplausos dos presentes. “Já tínhamos o Atlântico, tivemos a música desde sempre e agora temos o AME CV”, disse, acrescentando que são estas as três notas que vão marcar os tons da nossa economia.

    Mário Lúcio confessou ainda ter sentido um arrepio ao ver todas as ilhas representadas no mesmo lugar e ao lado de representantes de países do mundo tão diversos como Alemanha, Ilhas Reunião, Argentina, México, Costa Rica, Marrocos, África do Sul, Turquia, Portugal, Canadá, Barbados e Holanda, entre outros.

    Artistas, membros do Governo e das câmaras municipais do país, diplomatas, embaixadores, representantes de entidades internacionais, empresários, produtores musicais, profissionais da comunicação e cultura, entre outros convidados, fizeram questão de comparecer ao pontapé de saída deste evento que já é o maior mercado dos negócios da música e da cultura do país. Susana Rendall Rocha (www.asemana.publ.cv)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portugal: “Reparação às ex-colónias está a ser feita”

    O Presidente português disse que a reparação às ex-colónias está a ser feita através da cooperação portuguesa com as...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema