Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    Fenacult/2014: Olusengum Obasanjo realça valências do Presidente angolano

    O antigo presidente da República da Nigéria (de 1999 a 2007), Olusengum Obasanjo, destacou hoje, em Luanda, as valências do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, enquanto líder político e pessoa ligada à cultura.

    O antigo presidente da Nigéria, Olusengum Obasanjo, no "Colóquio Sobre a Dimensão Cultural do Presidente José Eduardo dos Santos", em Luanda (Foto: Alberto Julião)
    O antigo presidente da Nigéria, Olusengum Obasanjo, no “Colóquio Sobre a Dimensão Cultural do Presidente José Eduardo dos Santos”, em Luanda (Foto: Alberto Julião)

    O ex-estadista nigeriano, que interveio no “Colóquio Sobre a Dimensão Cultural do Presidente José Eduardo dos Santos”, que decorrerá até ao dia três deste mês, afirmou que o Chefe de Estado angolano é um homem de muita coragem e sapiência, que vem servindo de exemplo para muitos.

    “Quando olhamos para esta figura, vemos um homem batalhador, vitorioso, competente e simples, que acredita na reconciliação. Vê-se um homem que sempre acreditou na paz, que privilegia o diálogo e que acredita no desenvolvimento”, enalteceu.

    Aliás, prosseguiu, “se se olhar para o que esse país (Angola) era em 2002 e para a imagem e estado actual, concordarão comigo que estamos na presença de um homem de desenvolvimento e que prima muito pela reconciliação e unidade, conforme o reflexo de Angola”.

    “Eu pessoalmente e como amigo sinto-me profundamente orgulhoso dele. Mas permita-me dizer que há muitas semelhanças entre os nossos dois países, o que nos torna também muito próximos. A única diferença é que o meu país não levantou as catanas para alcançar a independência”, recordou.

    “Mas nós”, continuou o ex-presidente nigeriano, “manifestamos e fizemos protestos contra os britânicos, que a meu ver (e digo isto na presença da senhora Margareth Anstel) são mais leves em relação a outros colonizadores europeus; mas ainda assim tivemos que combater (…)”.

    Na ocasião, Olusengum Obasanjo fez uma incursão histórica sobre Angola, relações deste país com a Nigéria e semelhanças comum.

    Neste particular, afirmou que a inteligência de José Eduardo dos Santos foi preponderante para acabar definitivamente com a guerra em Angola e “silenciar” a Unita.

    Relativamente as similitudes entre os dois Estados, realçou o facto de ambos serem colónias europeias, terem combatido contra regimes estrangeiros, serem produtores de petróleo e de terem iniciado ao mesmo tempo os processos de reconciliação e desenvolvimento.

    De igual modo, salientou que Angola e Nigéria são países multiculturais e de muitas tribos.

    “Todavia, o que é importante, e para concluir, não é só porque Angola está a dar grandes passos, mas porque, por intermédio do seu presidente, está a desempenhar um papel muito importante na sub-região da África Austral e em África, em geral” – reconheceu.

    Na óptica de Olusengum Obasanjo, Angola tem um líder com muita experiência e que está a trabalhar com empenho para o bem dos angolanos, do continente africano e para a humanidade.

    “Aproveito o ensejo para felicitá-lo e pedir-lhe que faça deste país um exemplo de desenvolvimento em África (….)” – finalizou o antigo PR da Nigéria. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

    O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema