Domingo, Abril 28, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    ENSA: Manuel Gonçalves, melhor gestor do ano 2014

    O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Seguros, ENSA, constituiu  figura de relevo na quarta edição do galardão SIRIUS, ao ser distinguido como gestor do ano. A  iniciativa da Deloitte coloca em evidência o desenvolvimento de um sector importante da economia, que é o ramo dos seguros, do qual a ENSA pertence e lidera, mercê de uma política incisiva, que responde  a determinadas necessidades do mercado. A ENSA  vale pela capacidade de inserção num mercado onde o produto seguro tem variadíssimas aplicações, sabendo definir regras que lhe proporcionam vantagens de liderança. O resseguro é um dos seus produtos de excelência, dirigido a empresas de especialidade. A escolha do júri, revela-se aqui como um dado relevante na apreciação do comportamento das empresas, num mercado emergente, como o nosso.

    Momento manuelino: Manuel Nunes Júnior, Presidente do Júri, Manuel Gonçalves, o vencedor e o vice-Presidente, Manuel Vicente. (Foto: D.R.)
    Momento manuelino:
    Manuel Nunes Júnior, Presidente do Júri, Manuel Gonçalves, o vencedor e o vice-Presidente, Manuel Vicente.
    (Foto: D.R.)

    ” O agraciado com este Prémio na edição dos SIRIUS deste ano – lê-se no comunicado da empresa organizadora, ” é um reconhecido gestor angolano, nascido em Luanda, em 1958. Trata-se do Dr. Manuel Joaquim Gonçalves”.

    ” Licenciado em Direito em 1985, pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, o homenageado dividiu a sua actividade profissional entre o exercício da advocacia e a gestão empresarial”.

    O documento refere-se igualmente ao percurso de Manuel Gonçalves no período “entre 1995 e 2002, como representante máximo da estrutura de classe dos advogados angolanos; primeiro, o Conselho Nacional de Advocacia e, mais tarde, a Ordem dos Advogados de Angola”.

    O laureado tem cartas credenciais como  “docente universitário e consultor jurídico do Gabinete da Presidência da República”.

    Manuel Gonçalves: "Este prémio não me pertence. Pertence ao colectivo da organização que eu represento" (Foto: D.R.)
    Manuel Gonçalves: “Este prémio não me pertence. Pertence ao colectivo da organização que eu represento”
    (Foto: D.R.)

    “As funções que, ao longo dos anos, tem exercido junto de empresas” – pode ler-se na sua folha de serviços, “com destaque para a presidência do Conselho de Administração do Grupo ENSA e da ENSA Seguros, têm feito evidenciar um gestor com preocupações de rigor e qualidade, afirmando-o como particularmente sensível aos temas da responsabilidade social, da valorização do capital humano e da afirmação de uma cultura de mérito e de orientação e responsabilização pelos resultados”.

    A consagração. (Foto: D.R.)
    A consagração.
    (Foto: D.R.)

    ” E estas qualidades – reforça a argumentação de base da atribuição do prémio,  “são de particular relevância na gestão das empresas, constituindo factores essenciais para a firmação de empresas de excelência, bem sucedidas, com uma sensibilidade forte para a função social de criação de emprego e de riqueza e para a afirmação de projectos sustentáveis, orientados para o interesse colectivo. E são estas qualidades que o Júri entendeu deverem ser aqui sublinhadas, encontrando no Dr. Manuel Gonçalves um exemplo a ser seguido”.

    O lado artístico da sua vida foi evidenciado “para além desta dimensão profissional, que aqui homenageamos, o Dr. Manuel Gonçalves é igualmente conhecido por afirmar uma dimensão cultural que tem expressão na canção popular nacional, sendo autor de canções com uma apreciável aceitação nacional.

    O troféu. (Foto: D.R.)
    O troféu.
    (Foto: D.R.)

    Ao longo da carreira tem tido distinções várias e tem vista a ENSA, que lidera, ser distinguida igualmente em múltiplas vertentes da sua actividade enquanto empresa de referência do sector segurador e uma das mais expressivas empresas do sector empresarial público.

    Por tudo isto, o Júri entende que é de toda a justiça atribuir ao Dr. Manuel Joaquim Gonçalves o Prémio SIRIUS Gestor do ano nesta edição de 2014″.

     

    FILOSOFIA DO PRÉMIO SIRIUS

    O Júri coloca uma muito especial atenção na atribuição do Prémio ao Gestor do Ano, dado tratar-se de um Prémio de especial prestígio, no quadro das diferentes categorias que compõem os SIRIUS.

    Um bom gestor tem de reunir um conjunto de características pessoais e morais que, associadas a competências técnicas e de desempenho profissional, permitam que possa ser apontado no mundo da gestão empresarial nacional como uma referência para todos e um exemplo para os jovens gestores e empreendedores que contribuirão para a construção do futuro do país.

     

    CATEGORIAS

    A edição de 2014 dos Prémios Sirius comprende as seguintes categorias:

     

    • Prémio Empresa do Ano,
      Sector Financeiro
      Avaliando a qualidade e alcance das estratégias e dos projectos e a qualidade, rigor e abrangência da informação publicada, por empresas do sector financeiro angolano.
    • Prémio Empresa do Ano,
      Sector Não Financeiro

      Avaliando a qualidade e alcance das estratégias e dos projectos e a qualidade, rigor e abrangência da informação publicada, por empresas do sector não financeiro angolano.
    • Laureados. (Foto: D.R.)
      Laureados.
      (Foto: D.R.)

      Prémio Melhor Relatório de Gestão e Contas, Sector Financeiro
      Avaliando a qualidade da informação de gestão e financeira que a empresa produz anualmente sobre a sua actividade e performance ao longo do ano anterior.

    • Prémio Melhor Relatório de Gestão e Contas, Sector Não Financeiro
      Avaliando a qualidade da informação de gestão e financeira que a empresa produz anualmente sobre a sua actividade e performance ao longo do ano anterior.
    • Prémio Melhor Gestor do Ano
      Avaliando a qualidade, alcance e notoriedade do trabalho desenvolvido por um líder de uma Empresa ou Organização Pública ou Privada, dirigido a Gestores de Empresas e Organizações Públicas e Privadas.
    • Prémio Melhor Programa de Responsabilidade Social
      Avaliando a qualidade e alcance dos projectos/iniciativas de responsabilidade social e dirigindo-se a Empresas e Organizações Públicas e Privadas.
    • Prémio Melhor Programa de Desenvolvimento do Capital Humano
      Avaliando a qualidade, alcance e impacto dos programas de valorização do capital humano nas empresas e de captação e promoção de talento.
    • Prémio Empreendedorismo
      Avaliando empresários, gestores e líderes de organizações que, pela qualidade, relevância económica do desempenho e contributo, pelo potencial de futuro ou pelo papel que atribuem à inovação, contribuem para o desenvolvimento de Angola e, em particular, para a diversificação e/ou descentralização económica do país.
    • Prémio Melhor Programa de Educação Financeira no Sector Bancário
      Avaliando programas e acções que contribuam para a elevação dos índices decultura e literacia financeira e para uma maior inclusão dos cidadãos e das famílias angolanas no quadro do funcionamento do sistema financeiro e das suas instituições. (Portal de Angola/Deloitte)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Haddad diz que é extremamente complexo conviver com presidente do BC que você não escolheu

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo que seria uma enorme surpresa...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema