Sábado, Abril 27, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Endiama E.P celebra 100 anos da descoberta dos primeiros diamantes

    Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Diamantes (Endiama), Carlos Sumbula  (D.R)
    Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Diamantes (Endiama), Carlos Sumbula
    (D.R)

    A Empresa Nacional de Diamantes, ENDIAMA E.P realiza de 20 a 21 deste mês, em Luanda, uma conferência internacional para assinalar os 100 anos da descoberta dos primeiros diamantes em Angola.

    O evento tem como objectivos apresentar aos participantes as potencialidades diamantíferas nacionais, captar investidores para os seus projectos, reflectir sobre o passado e o presente, e perspectivar os próximos anos.

    Durante dois dias serão abordadas questões ligadas à indústria de diamantes e de joalharia, prospecção, pesquisa, produção, comercialização, à lapidção e aos preços no mercado internacional.

    Dividida em três sessões, a conferência terá como principais oradores a ministra dos recursos minerais da África do Sul, Susan Shabangu, os ministros das minas do Zimbabwe e da RDC, respectivamente, Obert Moses M’pofu e Martin Kabwelulu Labilo, e o presidente do processo Kimbertily, Welile Nhlapo.

    Constam igualmente da lista de intervenientes, os presidentes do Conselho Mundial de Diamantes, da Associação industrial de Diamantes, da bolsa de Xangai e do Dubai e do Banco de Diamantes da Antuérpia, respectivamente, Eli Izhakoff, Maxim Shkadov , Qiang Lin, Peter Meeus e Pierre De Bosscher.

    Durante o encontro os ministros angolanos da Economia e da Geologia e Minas, respectivamente, Abrahão Gourgel e Francisco Queiróz, e os governadores da Lunda Norte, Ernesto Muangala e da Lunda Sul, Cândida Narciso vão fazer uma apresentação sobre as potencialidades das eregiões no sector mineral.

    O evento vai contar com 700 participantes nacionais ligados aos vários subsectores dos diamantes e outros minerais bem como 100 personalidades internacionais.

    No dia 20, está prevista a assinatura de um acordo entre a Endiama E.P e a empresa russa Alrosa. Este acordo vai permitir implementar um trabalho de pesquisa que levará a conhecer com exactidão quais os kimberlitos que deram origem aos diamantes angolanos.

    Em Angola a produção de diamantes em 2012 cifrou-se em oito milhões de quilates o que possibilitou arrecadar uma receita na ordem de cento e dez biliões de Kwanzas. Neste momento o preço médio do diamante esta avaliado 13 mil Kwanzas.

    Em termos de valor, Angola foi o quarto maior produtor do mundo em 2012 e o segundo em África depois do Botswana.

    Em Angola, os primeiros registos de ocorrência de diamantes verificaram-se em 1590, enquanto os primeiros cristais classificados como diamantes foram descobertos em 1909.

    Em 1912 aumentaram as evidências da existência de diamantes no país, quando dois geólogos ligados à empresa “Forminiére” encontraram sete diamantes na riacho de Mussalala, na Lunda Norte. Neste mesmo ano, foi criada a Companhia de Pesquisas Mineiras de Angola (PEMA).

    As primeiras explorações diamantíferas tiveram lugar em 1917, no rio Chicapa e seus afluentes.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema