Terça-feira, Abril 30, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Embaixada gaulesa quer permanência da Aliança Francesa na Huíla

    A Embaixada da França em Angola vai trabalhar com o Ministério da Cultura e as autoridades da província da Huíla na busca de soluções para manter os serviços da Aliança Francesa na circunscrição.

    Segundo avança Angop, essas declarações foram feitas hoje, sexta-feira, na cidade do Lubango, província da Huíla, pelo embaixador da França em Angola, Sylvain Itté, quando visitava a infra-estrutura onde funciona a Aliança Francesa, instituição académica e de intercâmbio cultural.

    Sublinhou que tudo será feito para a Aliança Francesa continuar a operar na província da Huíla, apesar de o contrato de arrendamento do espaço onde funciona ter vencido há dois anos.

    Disse que o seu país não pode financiar tudo sozinho, pelo que é necessário redefinir as responsabilidades das diferentes instituições para permitir o seu normal funcionamento.

    “Essa estrutura constitui um centro cultural de encontro entre angolanos e franceses, sendo que hoje está a funcionar sem contrato. Esperamos que junto do Governo possamos encontrar uma solução para permitir a Aliança Francesa continuar no Lubango”, salientou.

    Outra preocupação manifestada pelo diplomata foi a falta de manutenção do edifício, que apresenta problema de infiltração de água no tecto, situação que condiciona as aulas no período chuvoso.

    O embaixador realiza desde quinta-feira uma visita de dois dias à província da Huíla, onde se inteirou do funcionamento do Instituto Técnico Agrário do Tchivinguiro e esteve em lugares turísticos da região, como a Fenda da Tundavala, o Cristo Rei e a Serra da Leba.

    A Aliança Francesa, que funciona desde Janeiro de 1995 no Lubango, ministra os cursos de Língua Francesa, Língua Portuguesa, Informática, Língua Nyaneka, Técnica Vocal, Música, Piano e Guitarra.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema