Terça-feira, Maio 14, 2024
14.6 C
Lisboa
More

    Defendida criação de fundo para financiamento de projectos científicos

    Director do Centro Nacional de Investigação Cientifica, Armando Valente (Foto: Rosário dos Santos)
    Director do Centro Nacional de Investigação Cientifica, Armando Valente (Foto: Rosário dos Santos)

    A necessidade da criação de uma instituição, para gerir os fundos destinados a investigação científica no país, foi defendida hoje pelo director geral do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT), Armando Valente.

    O responsável falava à imprensa durante um seminário de formação dirigido a investigadores científicos das mais variadas áreas do saber, com termo previsto para o dia 28 de Abril.

    Segundo afirmou, este exercício potencia os investigadores de ferramentas permanentes que lhes permita elaborar seus trabalhos com vista a mobilização de financiamentos, quer interno, quer externo, e sobretudo para gerir melhor os projectos em curso.

    “Angola como país tem quadros formados em diferentes escolas do mundo, daí a necessidade de se uniformizar os padrões desta matéria, para que se dê uma só linguagem a estes projectos”, explicou.

    É de opinião que se deve criar um organismo que financiasse centralmente os projectos de investigação para acelerar este processo no país.

    Segundo afirmou, mesmo não existindo ainda este órgão, investigadores nacionais têm mobilizado financiamento através de projectos de investigação nacional, regional e internacional, mas urge a existência deste órgão e consequentemente de um fundo para financiar directamente este sector importante para a diversificação da economia.

    Até agora, disse, trabalhamos em função do Orçamento Geral do Estado (OGE), mas pelas características e o regulamento do OGE nem sempre se compadece a dinâmica da investigação.

    A acção formativa do CNIC se propõe incrementar, promover, incentivar, acompanhar e avaliar as actividades de investigação científica, em conformidade com o Decreto Presidencial 224/11. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema