Terça-feira, Maio 14, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    ‘Cúpula impenetrável’: Exército da Rússia estreia sistema de guerra electrônica contra drones

    Especialistas em guerra eletrônica do 49º Exército do Distrito Militar do Sul acionaram pela primeira vez o novíssimo sistema Pole-21, destinado a neutralizar drones de ataque e reconhecimento.

    O sistema, denominado de “cúpula impenetrável”, permite controlar o espaço aéreo em um raio superior a 50 quilômetros, escreve Rossiyskaya Gazeta.

    Segundo informa o serviço de imprensa do Distrito Militar do Sul, aproximadamente 1.500 soldados e cerca de 200 equipamentos militares participaram das atividades de treinamento com o novo sistema.

    Durante os exercícios foram trabalhadas as capacidades de neutralização de enxames de drones de ataque e de reconhecimento.

    O sistema de guerra eletrônica Pole-21 é constituído por módulos unificados de interferências de rádio, formando um “sistema de cobertura distribuído no espaço”. Em um posto de interferência podem ser instalados de um a três módulos, cada um dos quais tem uma potência que varia de 300 a 1.000 watts.

    Radar (imagem referencial)
    (© SPUTNIK / SERGEI PYATAKOV)

    Segundo cálculos dos desenvolvedores, o equipamento de controle dos postos de interferência de rádio consome 600 watts.

    Embora as características técnicas específicas sejam mantidas em segredo, sabe-se que a versão para exportação é capaz de suprimir os sinais dos sistemas de navegação via satélite GPS, de origem norte-americana, do europeu Galileo e do chinês BeiDou.

    A área de ação de um complexo pode atingir 150 km². Uma única estação do Pole-21 é suficiente para interferir nas comunicações de um receptor GPS a uma distância de até 25 km.

    O sistema de posicionamento global GPS é usado, além de smartphones, também em drones militares e armamentos de alta precisão.

    Além de poder suprimir as comunicações via satélite do inimigo, o sistema Pole-21 permite ainda transmitir coordenadas erradas às plataformas tecnológicas do adversário.

    Publicidade

    spot_img
    FonteSputnik

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema