Segunda-feira, Junho 10, 2024
19.2 C
Lisboa
More

    Cuando Cubango: Nove docentes leccionam aulas em língua Nganguela em Mavinga

    (Angop)
    (Angop)

    Mavinga- Nove professores do ensino primário, afectos ao sector da educação no município de Mavinga, província do Cuando Cubango, estão leccionar a língua Nganguela, em cinco escolas na sede da circunscrição, com objectivo de incutir aos alunos a necessidade de ler e escrever.

    Uma fonte da educação disse, sábado, à Angop que a formação dos professores teve a duração de cinco dias, onde estes aprenderam sobre visão do método Inovação no Ensino de Leitura (IEL), visão geral das três fases do curso IEL, objectivo de cada uma das três fases e características essenciais de cada uma das fases do método IEL.

    Estão igualmente a ser ministradas uma formação sobre  a organização da sala de aula e gestão de tempo, trabalho no campo de ensino, prática de ensino de uma lição nas fases 1 e 2 demonstradas pelos formadores e formandos, uso do vocabulário base das três fases.

    Constam também, na formação, uso de formuladores de frases e bases de apoio de professores e do aluno, familiarização com as actividades do livro do aluno, avaliação dos seus objectivos nas fases 1 e 2, entre outros temas.

    Segundo a fonte, para a materialização das exigências da inserção da língua Nganguela no ensino primário, é preciso que a direcção da educação e a administração municipal de Mavinga apoiem financeira e materialmente a realização contínua de seminários de capacitação de professores, para a implementação e consolidação do Curso de Inovação no Ensino de Leitura.

    Considerou de uma mais-valia a introdução da língua local no sistema normal de ensino, porquanto visa a preservação e valorização dos usos e costumes da população daquela região do país, tendo apelado os professores no sentido de terem mais paciência administração das aulas que, numa primeira frase, (kakeke alila e nana ateleka), que em português significa – o bebé está a chorar e a mãe cozinha.

    A formação dos nove professores me Nganguela na sede municipal de Mavinga, constitui a fase do arranque do processo de implementação da introdução da língua este ano, sendo que em 2015 o processo irá estender-se para as comunas do Cutuilo, Kujamba e Luengue, igualmente com a capacitação de professores locais. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais de 20 países assinam na Costa Rica ‘declaração de paz ao oceano’

    Ao menos 26 países assinaram neste sábado (8) uma “declaração de paz ao oceano” ao fim de um fórum...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema