Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.5 C
Lisboa
More

    Crise mundial vai ao cinema

    A actual crise política mundial, particularmente a vivida em países árabes, como o Irão, é analisada, amanhã, a partir da 19h00, no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), pelo olhar da animação cinematográfica francesa.
    Àquela hora, no âmbito da quarta edição do programa “Cinema & Animação”, começa a ser exibido o filme “Persopolis” baseado no romance autobiográfico com o mesmo título, de Marjane Satrapi.
    O filme conta a história, vista pelos olhos da autora, de uma menina, de 9 anos, que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica e vê “a esperança ser destruída quando os fundamentalistas tomam o poder”. No drama, estreado em 2007 no Festival de Cinema de Cannes, a ousadia da criança, à medida que ela cresce, torna-se constante fonte de preocupação dos pais, que temem pela sua segurança e decidem envia-la, com 14 anos, para a Áustria, onde vulnerável e só tem de enfrentar as típicas contrariedades dos adolescentes.
    Realizado por Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, “Persopolis”, com a duração de uma hora e 35 minutos, que em 2007 representou a França na disputa ao Óscar de melhor filme estrangeiro, é, disse directora cultural da Alliance Française de Luanda, Jennie Loiseau, “uma oportunidade de mostrar as sequelas dos conflitos armados nas crianças, particularmente do ponto de vista psicológico”.
    “Cinema & Animação”, realizado pela Alliance Française e criado no âmbito da cooperação entre Angola e a França, com base na diversidade cultural dos dois países, volta a apresentar no dia 19, também às 19h00, o filme “O Mágico”, de Sylvain Chomet.
    Além destes dois filmes, a agenda cultural da Alliance Française inclui ainda,  em Outubro, outros projectos culturais, entre os quais se salientam sobre filosofia, devido ao tricentenário do nascimento de Jean-Jacques Rousseau, e vários concertos clássicos e líricos, com a actuação de um trio de artistas franceses constituído pela soprano Isabelle Poulenard, o barítono Jean-Claude Sarragosse e a pianista Nathalie Steinberg.
    Jennie Jennie afirmou que a Alliance Française, “pelo contributo no engrandecimento da cultura angolana”, foi convidada a participar no VII Fórum de Arquitectura, que se realiza em Outubro, em Luanda.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema