Sábado, Abril 27, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Covid-19: Angolanos na África do Sul solicitam repatriamento

    Cidadãos angolanos retidos em território sul-africano desde o inicio da pandemia da covid-19, em Março último, lançaram, nesta quarta-feira, um grito de socorro as autoridades angolanas, para facilitar o regresso ao país.

    Mais de 600 cidadãos, que manifestaram o desejo de retornar a casa, fizeram o seu registo na Embaixada Angolana em Pretoria, com destaque para os estudantes, doentes e outros, que por que por vários motivos se deslocaram a este país e acabaram confinados por força da pandemia do covid-19.

    A solicitação foi feita directamente a embaixadora de Angola, Filomena Telo Lobão Delgado, durante um encontro que decorreu nas instalações da Missão Diplomática em Pretoria.

    Durante o encontro, os diplomatas ouviram as principais preocupações dos cidadãos, que têm enfrentado inúmeros problemas devido a falta de meios financeiros, que os impede de responder aos compromissos assumidos em território sul-africano.

    Da lista de dificuldades expostas, destaca-se a carência alimentar, não pagamento das rendas de casa, bloqueio das contas bancárias por caducidade dos vistos.

    Em resposta, a embaixadora Filomena Delgado disse ter tirado boa nota das preocupações apresentadas e que iria accionar os mecanismos junto dos ministérios das Relações Exteriores, da Saúde e da Comissão Multisectorial para à Covid-19.

    A diplomata disse que as instituições referenciadas têm consciência da situação dos angolanos na África do Sul e no momento oportuno poderão definir os critérios, métodos e formas de regresso ao país.

    A África do Sul está a observar o Nível de Alerta 3 do recolhimento, mas devido o elevado índice de infecções de covid-19 mantém encerradas todas as fronteiras do país.

    Apenas são autorizados voos humanitários, de repatriamento e para questões de saúde, desde que devidamente justificadas.

    Até à presente data não existem casos de angolanos infectados pelo coronavírus neste país.

    Dados estatísticos apontam para um total de 76.334 infectados, com um saldo de 1.625 mortos e 42.062 pessoas recuperadas.

    O país tem um balanço de 1.172,513 de testes realizados.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema