Domingo, Junho 16, 2024
22.2 C
Lisboa
More

    Comuna do Nsosso precisa de hospitais

    São também necessários médicos e enfermeiros para diminuir o índice de mortalidade

    A comuna do Nsosso, no município da Damba, província do Uíge, carece de infra-estruturas sociais, como estabelecimentos escolares e unidades sanitárias, de acordo com o administrador adjunto.
    Baptista Vasco, falando terça-feira ao Jornal de Angola, acrescentou que a comuna do Nsosso precisa igualmente de professores e enfermeiros, para melhorar a prestação dos serviços públicos da Educação e Saúde.
    O responsável disse que o reduzido número de postos de saúde, escolas e técnicos para os referidos sectores está a criar sérios embaraços aos cidadãos residentes na localidade.  “Temos uma população estimada em 21.212 habitantes. Porém, apenas seis enfermeiros e 60 professores trabalham nesta comuna”, disse o administrador.
    Para inverter o quadro, Baptista Vasco anunciou que está para breve a construção de três postos de saúde nas regedorias do Kinjingo, Kazuangongo e Tema. Estas localidades vão ainda beneficiar da construção de escolas e outras infra-estruturas sociais.
    “Já começámos a ampliar o centro de saúde, localizado na sede comunal do Nsosso, onde também estamos a instalar postes de iluminação pública”, disse Baptista Vasco.
    De acordo com o administrador comunal adjunto, a estação de captação, tratamento e distribuição de água, construída recentemente na localidade, contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população. O administrador afirmou que vai ser instalado em breve um gerador eléctrico com capacidade suficiente para garantir a iluminação domiciliária e pública.
    Uma Estação de Desenvolvimento Agrário, para orientar as actividades do sector, vai ser também instalada na localidade.

    O administrador comunal adjunto lamentou a falta de interesse dos filhos e naturais do Nsosso, que não apostam na recuperação das suas casas e lojas, permanecendo ainda visíveis os sinais da guerra.
    O responsável disse que é obrigação do Estado arranjar estradas, pontes, escolas e hospitais, enquanto a recuperação das residências e lojas são da responsabilidade do sector privado.
    O administrador comunal afirmou que a reabilitação das estradas terciárias vai ajudar a acelerar o desenvolvimento da localidade, tendo em conta que a comuna está localizada numa zona de confluência com os municípios do Sanza Pombo, Buengas e Maquela do Zombo.

     

    Nicodemos Paulo | Nsosso

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema