Domingo, Abril 28, 2024
16.5 C
Lisboa
More

    Cimeira luso-moçambicana de Maputo com acento em parcerias

    O presidente moçambicano, Armando Guebuza, e o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, na primeira cimeira bilateral em Lisboa a 29 de Novembro de 2011 (Reuters)
    O presidente moçambicano, Armando Guebuza, e o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, na primeira cimeira bilateral em Lisboa a 29 de Novembro de 2011
    (Reuters)

    A segunda cimeira luso-moçambicana decorreu nesta quarta-feira em Maputo. Lisboa promete manter-se mobilizado na cooperação com a sua ex colónia do Oceano Índico. Foram rubricados pelo menos seis acordos nas áreas da defesa, pescas, transportes e comunicações. Portugal comprometeu-se a desembolsar 400 mil euros no apoio ao Orçamento de Estado moçambicano do ano corrente.

    O dia começara já com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, a depositar uma coroa de flores na sepultura de Mário Coluna, o “monstro sagrado” do futebol luso-moçambicano, falecido no mês passado em Maputo.

    O ex capitão da selecção portuguesa de futebol e do clube lisboeta do Benfica que terá marcado sobremaneira os relvados dos dois países.

    O chefe do executivo luso fez-se acompanhar nesta cimeira por uma importante comitiva incluindo os ministros dos negócios estrangeiros, da defesa, da economia, do ambiente, ordenamento do território e energia, e da agricultura e mar e dois secretários de Estado.

    A delegação anfitriã, para além do chefe de Estado, Armando Guebuza, incluía os ministros dos negócios estrangeiros, das finanças, assuntos sociais, pescas, energia, e obras públicas e habitação.

    Quase duas dezenas de protocolos deviam ser ratificados neste evento passando por domínios como a água, recursos humanos e apoio ao Orçamento de Estado.

    Desde a primeira cimeira bilateral as exportações moçambicanas para Portugal teriam aumentado em 60% enquanto as vendas lusas para Moçambique teriam crescido em 43%.

    Após a cimeira o primeiro-ministro luso avistou-se com a comunidade portuguesa enfatizando a sua crença de que as previsões do Banco de Portugal apontam para uma recuperação da economia deste país europeu, duramente afectada pela crise.

    Para Pedro Passos Coelho será possível inverter o cenário dos últimos tempos que se traduziu na emigração de centenas de milhar de portugueses na sequência das políticas de austeridade adoptadas visando combater o elevado défice público. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema