Quarta-feira, Maio 1, 2024
11.6 C
Lisboa
More

    Cientistas russos usam ouro para conexão de membros artificiais e outros “gadgets” ao cérebro

    Anteriormente, houve algumas tentativas de criar estruturas químicas “planas” a partir de metais, mas a estrutura do ouro, por exemplo, era sólida demais para isso. No entanto, os últimos esforços dos físicos russos parecem ter dado frutos depois que descobriram que os sulfitos de molibdênio seriam mais activos em relação aos átomos do metal precioso.

    Segundo avança a Sputnik, cientistas russos do Instituto de Física e Tecnologia de Moscovo chegaram à conclusão de que o ouro pode ser representado como qualquer estrutura bidimensional por meio de anexar seus átomos a uma base especial feita de um composto de enxofre ou molibdênio, com a descoberta, escrita na revista Advanced Material Interfaces, esperado para ser usado na criação de dispositivos electrónicos transparentes de ponta.

    “Estamos a espera que a esfera de materiais quase bidimensionais dê grandes saltos para frente. No passado não tão distante, eles não estavam disponíveis nem para os cientistas. No entanto, hoje, podemos realmente falar sobre as enormes perspectivas da tecnologia que propusemos que pode ser usada para desenvolver produtos electrónicos flexíveis e transparentes. Adoraríamos vê-lo sair das linhas de montagem no futuro próximo, e estamos a trabalhar nisso ”, observou Alexey Arsenin, director do Centro para Materiais Fotônicos e Bidimensionais do Instituto.

    Químicos, físicos e outros representantes das ciências naturais há muito acreditam que materiais exclusivamente “tridimensionais” podem existir na natureza – aqueles que têm comprimento, largura e altura.

    Essas concepções começaram a mudar apenas no início da década de 1950, quando físicos teóricos provaram que estruturas atómicas “planas” também poderiam ser encontradas no mundo. Depois de uma longa série de esforços fracassados ​​para projectar tal material, a missão foi realizada com sucesso por um par de cientistas russos-britânicos em 2004, Andrey Game e Konstantin Novosyolov.

    Eles descobriram uma maneira simples, mas perfeitamente inteligente e eficaz para produzir grafeno, uma forma de enxofre “plana”, brincando com pedaços de grafite enquanto analisavam suas propriedades eléctricas.

    Nos 15 anos seguintes, os cientistas criaram dezenas de estruturas desse tipo, algumas das quais pareciam ainda mais curiosas que o grafeno, já que consistem em átomos de não um, mas dois ou até três componentes diferentes – por exemplo, ímãs planos ”feitos de compostos de cromo e iodo, bem como compostos raros de metal e silício.

    De acordo com o serviço de imprensa do Instituto, o sucesso não foi, no entanto, pleno, pois os físicos falharam por vários anos consecutivos em chegar a materiais “planos” derivados de metais puros, já que estes últimos normalmente não segregam, tornando impossível rasgue uma camada de átomos usando a técnica de Game e Novosyolov. Eles persistiram em seus esforços usando o sulfito de molibdênio, na esperança de que o enxofre se fundisse mais activamente com átomos de ouro do que de carbono.

    Os cientistas expressaram esperanças de que sua ideia seja usada não apenas na construção de dispositivos transparentes de alta tecnologia, mas também ajudará os neurofisiologistas a criar selecções de eléctrodos excepcionalmente precisas e compactas que possibilitariam a conexão de membros artificiais e outros “gadgets” para cérebros humanos e animais.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Poderá Xi Jinping convencer a Europa a desempenhar o papel de fiel da balança entre a China e os EUA?

    O Presidente chinês, Xi Jinping, inicia uma viagem à Europa no próximo domingo, pela primeira vez em cinco anos,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema