Uma criança de três anos de idade morreu afogada em M’banza Kongo (Zaire), em consequência da chuva torrencial acompanhada de ventos fortes na tarde de segunda-feira nesta localidade.
De acordo com o responsável do serviço provincial de protecção civil e bombeiros, Mankenda Lukengani, que prestou hoje esta informação à Angop, a criança foi arrastada pela corrente de água para uma vala localizada no bairro 11 de Novembro.
Quanto aos estragos, o responsável informou que 82 casas ficaram destruídas, deixando ao relento cerca de 492 famílias, registando-se ainda o desabamento de uma igreja, um posto médico e uma escola, nos bairros 4 de Fevereiro, Álvaro Buta, Martins Kidito, Sagrada Esperança, 11 de Novembro, Bela Vista e Mbanza-Mazina.
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou ainda o ferimento ligeiro de uma pessoa e o capotamento de um turismo, fruto da carga pluvial que durou cerca de uma hora e meia e que colocou fim ao período de cerca de quatro meses de estiagem que esta localidade vinha observando.
“Vamos proceder já à distribuição de algumas chapas de zinco, roupa usada e kits de cozinha as famílias sinistradas”, referiu a fonte, que considerou tais meios como exíguos para atender o universo de pessoas afectadas.
Revelou que as chuvas dos últimos dias destruíram ainda 10 casas no município do Tomboco e 14 outras no Nóqui.
Fonte: Angop