Quinta-feira, Maio 2, 2024
15.2 C
Lisboa
More

    Chefe de Estado angolano na reunião ordinária da SADC

    O Presidente da República, João Lourenço, deverá participar este mês (Agosto) na Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e Governo da SADC, a ter lugar na cidade de Windhoek, capital da Namíbia.

    De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que falava hoje, sexta-feira, em Luanda, durante uma conferência de imprensa, João Lourenço participará no evento pela primeira vez na qualidade de Presidente da República.

    Questões ligadas ao órgão regional, com realce para a perspectiva da decisão por parte dos líderes em transformar o Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento Regional, estará no centro das atenções.

    O Fórum Parlamentar da foi criado em 1997, como instituição autónoma da SADC e é composto por 14 parlamentos da região. Foi criado por ocasião da 17ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade, realizada na cidade de Blantyre, Malawi.

    Este órgão Parlamentar vem criando bases sólidas para a sua transformação em parlamento regional, desiderato que já dura há mais de 21 anos.

    Ele serve de plataforma através da qual os deputados, enquanto representantes eleitos dos povos, participam no exercício legislativo e na formulação de políticas, assegurando que os pontos de vista dos cidadãos sejam incorporados no referido processo, a nível regional, na procura de realização da agenda de integração regional.

    Dedica particular atenção à promoção dos direitos humanos e da democracia na região, bem como a discussão de matérias de interesse para os países e povos da comunidade. A sua Assembleia Plenária reúne 84 deputado.

    Neste contexto, Manuel Augusto anunciou a presença do líder da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, actualmente Presidente do Fórum Parlamentar da SADC, que na reunião, diante dos Chefes de Estado apresentará argumentos de razão para que definitivamente estes possam aceitar a transformação em Fórum regional.

    O encontro de Windhoek, de acordo com o chefe da diplomacia angolana, vai ainda endossar definitivamente a decisão de tornar o 23 de Março, dia da vitória da batalha do Cuito Cuanavale, como o dia de libertação da África Austral.

    Ainda no âmbito da agenda diplomática do Presidente da República, o titular das Relações Exteriores anunciou a visita oficial de trabalho de João Lourenço, no próximo dia 22 do mês corrente, a Alemanha a convite da Chanceler alemã, Angela Merkel .

    Sobre a vista, disse que as autoridades alemãs encaram com entusiasmo a participação no programa do governo angolano no processo de diversificação da economia nacional.

    Acrescentou que o encontro entre o estadista angolano e a Chanceler alemã será uma ocasião para se identificar projectos específicas que possam ser objecto da cooperação bilateral.

    No âmbito da visita presidencial a esse país da Europa, uma delegação de homens de negócios angolanos deslocar-se-á também a Alemanha para participar num Fórum de Negócios com os empresários deste país.

    Deu a conhecer também a participação do Presidente João Lourenço no Fórum Económico China/África, que terá lugar em Beijing, de 03 a 04 de Setembro, a convite do primeiro-ministro chinês, Xi Jinping.

    “A China é um dos maiores parceiros económico de Angola”, referiu.

    Outro facto dado a conhecer pelo ministro das Relações Exteriores é a vinda a Angola do primeiro-ministro português, António Costa, no período de 17 a 19 Setembro, no quadro das relações de cooperação bilateral.

    Anunciou de igual modo a participação de João Lourenço, pela primeira vez nas vestes de Chefe de Estado, 73ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que tem início previsto para o dia 22 de Setembro. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Tarrafal e a Memoria

    O Advogado, Escritor e Político italiano Marco Túlio Cícero escreveu e cito que a "História é testemunha do passado,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema