Terça-feira, Abril 30, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Centenas de mulheres são detidas durante novos protestos em Minsk

    A polícia de choque bielorrussa deteve neste sábado várias centenas de mulheres que manifestavam em Minsk para protestar contra o presidente Alexandre Loukachenko.

    Loukachenko é acusado pela oposição de cometido fraude eleitoral, de forma a assegurar um sexto mandato presidencial. As manifestantes exigiram a partida do poder, de Alexandre Loukachenko, que governa a Bielorrússia desde a independência da ex-república soviética em 1994.

    As manifestantes presas pela polícia de choque e por agentes da segurança à paisana, protestavam no seio de um grupo de duas mil mulheres contra a permanência no poder do Presidente Alexandre Loukachenko.

    As mulheres, que transportavam consigo bandeirolas com as cores vermelha e branca da oposição, contestaram mais uma vez a reeleição de Loukachenko no passado dia 8 de Agosto e pediram a sua demissão.

    Lembre-se que a opositora,Svetlana Tikhanovskaïa, também reivindicou a vitória na eleição presidencial de Agosto. Numa declaração divulgada antes da manifestação feminina deste sábado em Minsk, Tikhanovskaïa, elogiou , segundo ela, “a coragem das mulheres da Bielorrússia”.

    Entre as mulheres detidas estava a activista Nina Baginskaya de 73 anos , agora uma das figuras mais conhecidas do movimento anti-Loukachenko.

    Dez mulheres detidas foram soltas pelas forças da ordem, na falta da viaturas da polícia para transportá-las.

    Segundo a ONG local, Viasna, um total de pelo menos 217 mulheres foram presas pela polícia.

    A semana passada, o Presidente Alexandre Loukachenko lançou uma advertência a alguns países vizinhos, que ele acusa de ingerência nos assuntos internos da Bielorrússia. Loukachenko referiu-se à possibilidade de uma guerra contra os citados países.

    Os países bálticos, nomeadamente a Lituânia onde está refugiada a ex-candidata à eleição presidencial Svetlana Tikhanovskaïa, decidiram aplicar sanções à Bielorrússia, cujo executivo pediu o apoio da Rússia, para, segundo o mesmo, combater a conspiração urdida do exterior.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema