Segunda-feira, Junho 17, 2024
17.7 C
Lisboa
More

    Cantora Selda guisou em Luanda um concerto para todos

    (Angop)
    (Angop)

    0,2108d3e1-ee36-4849-997c-329398165b9d--r--NjQweDM0Mw==Luanda – A cantora angolana Selda realizou, na noite de sexta-feira, em Luanda, um concerto cujo repertório privilegiou temas de diferentes emoções, possibilitando assim que o público acompanhasse a dinâmica do show e se sentisse descoberto.

    A inauguração do concerto de boas-vindas ao projecto “Show do Mês” começou a chamar atenção da plateia pela introdução inusitada do tema “Revira e Volta”, música utilizada na trilha sonora da primeira telenovela realizada pela TPA em 2003.

    A autora do álbum “Morena de Cá”, ao seguir a tónica da abertura, cantou de seguida as músicas “Tu e você” e “Recordações”. Sem muitos arranjos especiais, esses temas aos poucos solicitavam que o público viajasse para além do habitual e fosse mais expressivo.

    O que certamente contribuiu para que o público aplaudisse, após interpretação das músicas “Essa Voz”, “At Last” e “Mulher de Muito+”, foi a execução, sem improvisos, das músicas “Mufete”, de autoria de André Mingas, e dos sucessos “Still the one”, de Shania Twain, “Turn Your Lights” de Bob Marley e Lauryn Hill, e “Umbi Umbi” e “Sangue de Beirona” de Cesária Évora.

    Além de ter uma atracção à parte, a ausência do guitarista Pirica e do percussionista Chico Santos fizeram-se sentir em alguns momentos de suporte transmitido à Seda pela Banda Maravilha.

    Apesar deste vazio, a jovem artista angolana apresentou um concerto de várias nuances, de modo que algumas interpretações fossem feitas em duetos (Selda e Toti), (Selda e Paulo) e trio Selda, Elias – violão e Ezau Baptista – violão e baixo.

    O show “meio cintilante” de Selda e cujo espaço ficou lotado, encerrou com a música “Naquela Rua”, reflectindo o quão distorcidas estão as ruas de Luanda.

    Selda, nome artístico de Guiselda Tainara Salgueira Portelinha (província do Huambo, 4 de Julho de 1989), é uma cantora angolana.

    Selda é uma jovem cantora conhecida no music hall nacional pelo CD de estreia “Morena de Cá”, lançado, em Luanda. Entrou no mundo da música aos nove anos na província da Huíla, onde viveu com os pais até aos dez anos.

    Foi influenciada pela avó, que gostava de cantar fado, e do pai, que nos tempos livres exercia a actividade de DJ.

    Num concurso realizado em Luanda, Selda foi a terceira classificada e a canção foi eleita como a melhor composição musical do festival da canção de Luanda.

    Anos depois, começou a participar em vários festivais nas escolas. Aos 14 anos foi apresentada ao cantor Zé Maria Boyote. O seu talento convenceu o artista que a convidou a frequentar o seu estúdio para ter mais conhecimentos sobre a música.

    No ano seguinte conheceu dois jovens músicos, Toty Samed e Caetano, que tinham uma banda, onde ela teve a oportunidade de ensaiar. Realizaram as primeiras actividades musicais do grupo no King Club, na Vila Alice, em Luanda.

    Aos 16 anos de idade foi convidada por Jomo Fortunato para interpretar uma das músicas da sua autoria no festival da Luanda Antena Comercial (LAC) e aos 17 anos pelo cantor Konde para participar no concurso musical da cidade de Luanda interpretando a canção “Kianda Luanda”.

    Em 2011, Selda volta a estar na ribalta ao participar no concurso ENSA/ARTE da canção com um tema da sua autoria que a levou a conquistar a terceira posição. Ainda no mesmo ano aposta na carreira a solo, que culminou com o convite para abrir o espectáculo em Luanda do cantor e compositor cabo-verdiano Tito Paris.

    A actividade artística de Selda passou a ser regular, cantando todas as semanas em determinados locais de diversão, em Luanda.

    Selda colocou recentemente à disposição do público o seu primeiro CD da carreira, com 40.000 cópias, no qual homenageou André Mingas com a canção “Mufete”. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema