Quarta-feira, Maio 1, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Brexit: Acesso ao mercado gera impasse negocial

    São parcos os progressos nas negociações entre a União Europeia e Reino Unido quanto à futura relação.

    A desilusão marcou mais uma ronda de negociações, em maio, com ambas as partes a pedirem mudança de abordagem, sobretudo na definição das condições de concorrência leal nas trocas comerciais.

    O principal negociador pela parte britânica, David Frost, disse, esta sexta-feira, que “manter um grande alinhamento do Reino Unido com a legislação da União Europeia não tem precedentes noutros acordos de livre comércio”. O negociador acrescentou que “quando a União Europeia aceitar que não se chegará a acordo nessa base, poderão ser feitos progressos”.

    Quando falta pouco mais de um semestre para acabar o período de transição (31 de Dezembro) iniciado com o Brexit a 31 de Janeiro, o negociador comunitário, Michel Barnier, mostra-se desiludido .

    “O desejo deles, que eu considero irrealista, é manter todas as vantagens do mercado único e da união aduaneira, sem acatarem nenhuma das restrições que são respeitadas pelos Estados-membros”, explicou Barnier, em conferência de imprensa, em Bruxelas.

    Para evitar o tão temido cenário do não-acordo no final do ano, o Reino Unido ainda poderia pedir um prolongamento das negociações, mas tem sempre recusado a ideia.

    “Estamos disponíveis para todas as opções. Neste momento, não estou optimista, continuo determinado, mas não estou optimista”, acrescentou o negociador pela União Europeia.

    As duas rondas de negociações em Junho poderão ser decisivas para determinar se o processo, iniciado com o referendo de 2016, é concluído a bem ou a mal.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portugal: “Reparação às ex-colónias está a ser feita”

    O Presidente português disse que a reparação às ex-colónias está a ser feita através da cooperação portuguesa com as...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema