Domingo, Junho 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Bill Gates reivindica luta internacional contra a pobreza em África

    O milionário e filantropo americano Bill Gates, fundador da Microsoft, pediu, domingo, aos chefes de Estado e de Governo que vão participar da Assembleia Geral da ONU que prestem uma atenção especial à luta contra a pobreza no mundo e em particular na África.

    “Para os jovens africanos, viver na pobreza e na doença ou viver com chances de atingir o seu potencial depende das opções e dos investimentos que façamos hoje”, indicou em um texto assinado no semanário francês “Le Journal du Dimanche”.

    Sua chamada adverte que embora o número de pessoas que vivem com menos de USD 1,9 por dia tenha passado de metade da população mundial em 1966 para 9 porcento em 2017, há dados que apontam que o número dos que estão na extrema pobreza na África Subsaariana “poderia deixar de cair e inclusive empreender uma alta”.

    “Como dar uma saída às pessoas que estão nas regiões onde as oportunidades são escassas? Investindo no que os economistas chamam de ‘capital humana’: na saúde e educação dos jovens”, disse.

    Gates disse que há modelos económicos que revelam que esse tipo de investimentos “podem ter um impacto transformador na África e fazer progredir o Produto Interno Bruto (PIB) do continente em cerca de 90 porcento daqui até 2050”.

    O americano dirigiu sua chamada especialmente à França, que no ano que vem ostentará a presidência rotatória do G7 e abrigará a conferência do Fundo Mundial de Luta Contra o Vih, Tuberculose e Malária, cuja meta é arrecadar fundos para combater e prevenir essas doenças no mundo.

    O alerta de Gates foi feito às vésperas da grande reunião anual da diplomacia, quando se encontrarão em Nova Iorque mais de 120 chefes de Estado e de Governo e centenas de ministros para abordar os assuntos mais importantes da agenda internacional.

    O segmento de alto nível, formalmente conhecido como debate geral, começa na terça-feira, e tem como tema oficial este ano “Fazer com que as Nações Unidas sejam relevantes para todas as pessoas: liderança mundial e responsabilidades compartilhadas para sociedades pacíficas, equitativas e sustentáveis”. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema