Quarta-feira, Maio 29, 2024
20.9 C
Lisboa
More

    Benguela: Educadores considerados principais actores da política de formação

    O ministro da Educação, Pinda Simão, afirmou sábado, em Benguela, que os educadores são os principais actores da implementação da política da formação dos recursos humanos indispensáveis para a reconstrução do país.

    Pinda Simão, ministro da Educação (Foto: Vieira Aspirante)
    Pinda Simão, ministro da Educação (Foto: Vieira Aspirante)

    O ministro que falava no acto central nacional do dia do educador, assinalado a 22 deste mês, referiu que para tal os professores devem continuar a ser capacitados para este grande desafio que vela pelo desenvolvimento socio-económico do país.

    Pinda Simão referiu que, esta função social implica afirmação do papel do professor em todos os níveis e subsistemas de ensino junto das sociedades e particularmente, na família académica angolana.

    “Hoje, pretendemos ser um sistema de educação competitivo e que obriga a oferecer um ensino de qualidade baseado no fundamento de investigação científica moderna e voltado para obtenção de resultados que configurem a melhoria da eficácia e da eficiência interna e da equidade no sistema”, sublinhou.

    Apontou por outro lado, algumas realizações desenvolvidas este ano, no concernente a actividades de carácter académica social, pela sua função mobilizadora, como a quarta edição de mostras do sistema de educação (o EducaAngola 2014) que permitiu mostrar produtos das instituições públicas e privadas de todos os níveis de ensino e de formação profissional.

    Segundo o governante, torna-se mais reflectido os resultados da implementação de programas dimanados pelo executivo para as áreas de educação e formação, a quinta edição das olimpíadas de Matemática que constitui um barómetro para aferir competências dos alunos do ensino secundário, na aprendizagem da Matemática e os oitavos jogos nacionais escolares que propiciaram como, as edições anteriores, uma socialização dos alunos de todas as províncias.

    Para Pinda Simão, o director enquanto líder deve assumir o papel de gestor principal e os professores por seu turno, de modo particular, compete congregarem a família, a comunidade e os alunos no projecto educativo da escola.

    “Isto é, a educação como um fenómeno social e a escola como uma micro sociedade, onde a participação de todos e de cada um é fundamental”, enfatizou.

    Informou por outro lado, que para uma formação ao nível do corpo docente, o Ministério da Educação está a introduzir a redefinição do perfil de entrada e a reanalização dos currículos a equacionar, bem como a prestação dos serviços das reais competências. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Polícia faz novas buscas no caso de influência russa no Parlamento Europeu

    O procurador-geral da Bélgica afirma que um funcionário do Parlamento Europeu desempenhou um "papel significativo" numa presumível operação de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema