Terça-feira, Maio 14, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Bengo: Obras do instituto superior retomam cinco anos depois de paralisação

    As obras do Instituto Superior Politécnico do Bengo, paralisadas desde 2014, retomaram recentemente, depois de ter sido desbloqueada a situação financeira que condicionava a execução, escreve a Angop.

    O facto foi constado durante esta quarta-feira, durante uma visita efectuada à província do Bengo pelo grupo parlamentar da 6ª Comissão para a Saúde, Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologias.

    Com uma execução física na ordem de 70 por cento, o estabelecimento ocupa uma área de 14 mil metros quadrados. Tem a capacidade para albergar dois mil estudantes e conta com 34 salas de aulas, 10 laboratórios e 64 dormitórios.

    Os parlamentares inspeccionaram ainda as futuras instalações da Escola do Magistério Primário com 22 salas de aulas e com capacidade para albergar mais de mil alunos, cujas obras estão paralisadas há três anos.

    A infra- estrutura está com uma execução física na ordem de 85 por cento e dispõe de 32 dormitórios para albergar 256 estudantes em regime de internato, quatro laboratórios, uma biblioteca, enfermaria, sala de leitura, centro de informática e quadra desportiva multiuso. O estabelecimento está a degradar-se, devido o tempo que está paralisado.

    No Centro de Reabilitação de Toxicodependentes com capacidade de internamento de 60 pacientes, os deputados foram informados sobre a possibilidade de se transformar algumas salas de aulas em dormitórios para albergar um número maior de pacientes.

    Em declarações à imprensa, a coordenadora adjunta da 6ª Comissão Especializada da Assembleia Nacional, Evelize Fresta, disse que algumas das preocupações apresentadas pelos parceiros sociais terão tratamento a nível da “Casa das leis”, enquanto outras serão tratadas a nível local.

    A falta de lar (internatos) para os estudantes, transporte escolar, residências para docentes universitários, programas escolares em línguas nacionais, carteiras nas escolas, aumento da quota de vagas no sector da saúde e educação, salários baixos e disparidades entre os professores, foram entre outras, as preocupações apresentadas e que os deputados garantiram fazer chegar as entidades afins.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema