Sexta-feira, Maio 10, 2024
25.7 C
Lisboa
More

    Barroso assume que UE precisa de redefinir algumas políticas

    (DR)
    (DR)

    A oito meses das eleições europeias, o Presidente da Comissão Europeia apresentou as prioridades políticas no discurso do estado da União Europeia, esta quarta-feira, perante os eurodeputados reunidos em sessão plenária, em Estrasburgo.

    Mas José Manuel Barroso reconheceu que “a Europa deve concentrar-se naquilo a que pode dar valor acrescentado. Quando não for esse o caso, não deve intrometer-se. A União Europeia precisa de ser grande para as coisas de grande dimensão e pequena para as coisas menores – algo que podemos ter, por vezes, negligenciado no passado”.

    “Tal como todos os governos, temos de ter um especial cuidado com a qualidade e quantidade da nossa legislação já que, como dizia Montesquieu, “As leis inúteis enfraquecem as leis necessárias”, acrescentou.

    Apesar de também reconhecer que Bruxelas nem sempre tomou as melhores decisões, Guy Verhofstadt continua a sua defesa por maior integração europeia.

    O líder do grupo dos liberais disse que “é verdade que a crise foi mal gerida pelos líderes europeus que estão hoje no poder. Mas dizer que tudo deve retornar aos Estados-nação, como dizem os eurocéticos, está errado e é uma mentira. A realidade é que precisamos de mais Europa, de uma Europa unida, que tenha uma estratégia económica”.

    Pelo contrário, Martin Callanan vê a União Europeia mais com um espaço de comércio e menos como um projeto politico.

    O líder dos conservadores britânicos afirmou que “foi um discurso extremamente longo e aborrecido, como é o costume de Durão Barroso. A retórica é muita, mas as ações práticas são poucas. Concentrem-se em pôr o pão na mesa! É preciso completar o mercado único, com uma diretiva sobre serviços clara e eficaz. É esse tipo de coisas que pode fazer a diferença!”

    Barroso está a terminar o segundo mandato, pelo que o próximo discurso do estado da União deverá ter um novo protagonista, saído das eleições europeias, em Maio. (pt.euronews.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A reabilitação de David Cameron como ministro das Relações Exteriores após seu fracasso no Brexit

    Quando parecia que sua vida política havia terminado com o humilhante fracasso de sua aposta para manter o Reino...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema