Domingo, Abril 28, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Angola vai aprofundar cooperação económica com Egipto

    O ministro da Economia e Planeamento de Angola, Pedro Luís da Fonseca, disse, na cidade de Sharm El-Sheikh, Egipto, que as discussões em curso entre as autoridades angolanas e egípcias, para um novo de cooperação económica, poderão aprofundar as relações de amizade entre os dois países.

    De acordo com uma nota de imprensa da embaixada angolana no Egipto, chegada hoje à Angop, o governante fez estas declarações, a um canal televisivo local, à margem da sua participação no Fórum África 2017, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

    O fórum, que a par do Chefe de Estado anfitrião Abdel Fattah El-Sisi, junta desde quinta-feira alguns homólogos de países africanos, com realce para Alpha Condé, da República da Guiné, Paul Kagame, da República do Ruanda e Alassane Ouattara, da Côte d’Ivoire, assim como primeiros-ministros, ministros, empresários e diplomatas de África.

    Pedro Luís da Fonseca disse que Angola espera contar com a experiência do Egipto na implementação do seu programa estratégico de diversificação da economia nacional, sobretudo, em sectores como a indústria, a agricultura, o turismo, o tecnológico, o energético e de infra-estruturas.

    Esclareceu igualmente que Angola está a impulsionar este programa para fazer face aos efeitos negativos causados à economia, resultantes da queda do preço do petróleo no mercado internacional e que para execução exitosa do mesmo está aberto a investimentos estrangeiros, que promovam o crescimento económico e empresarial do país, com Estados com os quais mantém relações de cooperação, como é o caso do Egipto.

    Quanto ao Fórum, o programa desta quinta-feira ficou marcado pela comunicação feita pelo Presidente egípcio Abdel-Fattah El-Sisi dirigida a jovens empreendedores, tendo apelado aos líderes mundiais a prestarem mais atenção à juventude, por esta constituir um elemento fundamental ao desenvolvimento económico dos seus países.

    Nesta sexta-feira, o Presidente egípcio Abdel-Fattah El-Sisi, presidiu à sessão de abertura do painel de negócios entre empresários de vários países presentes, tendo na sua dissertação revelado que os investimentos do seu país em 2016 no continente ascenderam a um bilião de dólares e comprometeu-se em facilitar negócios aos investidores africanos no Egipto, assim como a promoção da integração entre os países de África.

    O fórum está a ser co-organizado pelo Ministério do Investimento e Cooperação Internacional do Egipto e pela Agência Regional de Investimentos (RIA) da COMESA e tem por objectivo a promoção de investimentos para o crescimento inclusivo do continente africano, o fomento de investimentos e negócios em sectores estratégicos. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema