Quarta-feira, Abril 17, 2024
23.2 C
Lisboa
More

    Angola interessada em cooperar com República Checa em vários domínios

    O Presidente da República, João Lourenço, manifestou esta quarta-feira, em Praga, que Angola está interessada em cooperar com a República Checa no domínio da agropecuária, indústria transformadora, ensino superior, ciência e tecnologia e turismo, bem como no sector da Defesa.

    Para o Chefe de Estado que efectua uma visita oficial de dois dias àquele país europeu, a convite do seu homólogo Petra Pavel, Angola está disponível em cooperar nestes sectores, tendo em conta que a República Checa é bastante desenvolvida na agricultura, indústria e tem uma experiência na modernização de forças armadas.

    Em declarações à imprensa, momentos depois de presenciar a assinatura do Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas entre os dois Estados, disse que há intenção de aprofundar os laços de cooperação, por isso precisamos actualizar os instrumentos jurídicos para servir de base e alavancar esta mesma cooperação para que seja profícua.

    Garantiu que depois de assinatura do referido memorando, os dois países estão preparados rubricar outros documentos em áreas mais concretas, nomeadamente acordos de protecção e promoção recíproca do investimento, de prevenção da dupla tributação, de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço e talvez em ordinários, bem como outros em áreas de cooperação económica.

    “Angola está a criar um bom ambiente de negócios e por esta razão está a atrair o investimento privado estrangeiro no sentido de desenvolver a sua economia”, sublinhou.

    Realçou que a visita vai ser um grande impulsionador das relações de amizade e cooperação entre os dois países e povos, ressaltando que convidou o Presidente Petra Pavel para visitar Angola, assim que os ministros das Relações Exteriores dos dois países identificarem datas e momentos oportunos.

    Salientou que os dois países evoluíram do sistema do partido único para o multipartidarismo e a economia de mercado e estão em melhores condições de estreitar laços de cooperação em benefício dos respectivos povos, agradecendo a forma amistosa e calorosa como foi recebido em Praga, capital da República Checa.

    Memorando

    Angola e a República Checa assinaram, esta quarta-feira, em Praga um Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas que prevê reforçar a cooperação bilateral, iniciada em 1993.

    O momento foi testemunhado esta manhã pelos líderes dos dois países, respectivamente João Lourenço e Petra Pavel, depois de ambos terem mantido um encontro privado.

    Estão lançadas as bases para o alargamento da cooperação , com uma relação de mais de 30 anos nos mais variados domínios que vai permitir a identificação de novas áreas de actuação que interesse os dois Estados.

    No primeiro dia de visita, o Chefe de Estado, João Lourenço, foi recebido no Palácio de Praga, com honras militares, pelo homólogo da República Checa, Petra Pavel, com quem manteve um encontro privado.

    Ainda hoje, o Presidente da República deslocar-se-á ao Senado e à Câmara dos Deputados e manterá, também, um encontro com o Primeiro-Ministro checo, Petr Fiala.

    João Lourenço deixa a cidade de Praga na quinta-feira, 22 de Fevereiro.

    A Chéquia ou República Checa é um país da Europa Central, com uma população com mais de 10,7 milhões de habitantes.

    As relações político-diplomáticas entre Angola e a Chéquia datam do período da guerra-fria, quando este país esteve ligado à República Eslovaca, a então Checoslováquia, desintegrada a 01 de Janeiro 1993, quando fazia parte do bloco socialista. VIC

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Relação diz “que não há qualquer indício” de que António Costa tenha falado com Lacerda Machado sobre Sines

    O Tribunal da Relação de Lisboa não encontrou nos autos da investigação da Operação Influencer, que resultou na demissão...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema