Quarta-feira, Maio 1, 2024
15.4 C
Lisboa
More

    Angola e Cabo Verde reforçam laços históricos

    (Foto: Angop)
    (Foto: Angop)

    Angola e Cabo Verde iniciam nesta terça-feira um novo caminho rumo ao reforço das relações históricas e de amizade mercê da visita do Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

    A vinda do titular do poder legislativo a este pequeno arquipélago, adoptado por centenas de angolanos como segunda Pátria, desde a era colonial, representa um sinal do comprometimento dos dois Estados em consolidar a amizade e os laços históricos.

    Com esta visita de quatro dias, Fernando da Piedade Dias dos Santos e a sua delegação vão conhecer de perto a realidade de um povo que nutri forte simpatia por Angola e absorve experiências em vários domínios, sobretudo o legislativo.

    A Angop constatou nos últimos dias, na Cidade da Praia, principal palco das conversações entre as delegações de parlamentares cabo-verdianos e angolanos, que cresce o número de crioulos interessados em conhecer Angola, devido aos seus índices de desenvolvimento sustentado.

    É neste clima que Fernando da Piedade Dias dos Santos e a sua delegação vão procurar dinamizar as relações e o intercâmbio inter-parlamentar e não só, neste arquipélago, onde se ultimam os preparativos para a assinatura de dois importantes diplomas.

    Nesta terça-feira, as autoridades dos dois Estados vão rubricar um Protocolo de Cooperação a nível dos dois Parlamentos e um Programa de Cooperação entre as administrações das duas instituições, tendo em vista esse reforço dos laços de irmandade.

    O programa oficial da deslocação de Fernando da Piedade Dias dos Santos é prova evidente desse comprometimento das autoridades angolanas e cabo-verdianas que, mais do que tratar de assuntos de fórum parlamentar, vão procurar cimentar a cooperação noutros domínios.

    Para tal, o parlamentar manterá encontros de alto nível, já nesta terça-feira, com o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, com o primeiro-ministro, José Maria Neves, e com o presidente da câmara municipal da Praia, Ulisss Correia e Silva.

    O dirigente angolano vai aproveitar também esta sua estada em Cabo Verde para visitar e inteirar-se do funcionamento de diferentes instituições cabo-verdianas, nomeadamente o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (Nosi) e um parque de produção de energias renováveis.

    Ainda durante a visita, o presidente da Assembleia de Angola vai deslocar-se aos municípios do interior de Santiago, onde também manterá contactos com as autoridades locais e visitará pontos emblemáticos.

    A barragem do Poilão e o antigo Campo de Concentração do Tarrafal, por onde passaram dezenas de presos políticos de Angola e outros países de língua portuguesa, são os principais pontos a visitar, em Santiago.

    Até ao momento, é desconhecido o teor das conversações que o titular do poder legislativo manterá com estas autoridades, mas já é visível a ansiedade de angolanos e cabo-verdianos por verem reforçada a cooperação.

    Os dois Estados mantêm relações de cooperação na área político-diplomática, defesa e segurança, transportes, educação, saúde, agricultura, pescas e comunicação social. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Poderá Xi Jinping convencer a Europa a desempenhar o papel de fiel da balança entre a China e os EUA?

    O Presidente chinês, Xi Jinping, inicia uma viagem à Europa no próximo domingo, pela primeira vez em cinco anos,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema