Sábado, Abril 27, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Alemanha anuncia 160 biliões de euros para universidades e pesquisa

    Valor significa aumento médio anual de 2 biliões de euros nos investimentos em ensino superior e centros de pesquisa durante o período de 2021 a 2030. “Estamos garantindo a prosperidade de nosso país”, diz ministra.

    De acordo com a DW África, universidades e centros de pesquisas da Alemanha terão mais dinheiro a partir de 2021, anunciou a ministra alemã da Educação, Anja Karliczek.

    Na sexta-feira (03/05), ela anunciou que o governo federal e os estados investirão 160 biliões de euros no ensino superior e na pesquisa científica entre 2021 e 2030. Em média, esse valor representa 2 biliões de euros a mais por ano, na comparação com 2019.

    “Com isso estaremos garantindo a prosperidade de nosso país no longo prazo”, afirmou Karliczek em Berlim, ao encerrar meses de debates entre o governo federal e os estados para definir o plano de investimentos no ensino superior da próxima década.

    O valor se divide em 41,5 biliões de euros para a melhoria do ensino superior, em especial por meio de contratos de trabalho por prazo indeterminado para professores, e 120 biliões de euros para centros de pesquisa não universitários, como o Instituto Max Planck e a Associação Fraunhofer.

    Em 2021, o governo federal e os estados vão transferir 3,8 biliões de euros às universidade e demais escolas de ensino superior, divididos em partes iguais (metade do governo, metade dos estados). Em 2024, o valor chegará a 4,1 biliões.

    A distribuição dos recursos leva em conta o número de calouros e o de regressos e principalmente se a maior parte dos estudantes conclui os seus cursos no prazo previsto.

    As universidades ainda poderão pleitear recursos para projectos especiais – este orçamento, porém, é limitado a 150 milhões de euros.

    A coordenadora dos debates, Eva Quante-Brandt, que representou a cidade-Estado de Bremen, se declarou satisfeita com o resultado e disse que os recursos vão permitir aos estados manter a oferta de vagas e ainda melhorar a qualidade do ensino superior.

    O presidente da associação de reitores, Peter-André Alt, se mostrou aliviado com o acordo e disse que todos os envolvidos assumiram sua responsabilidade.

    O Partido Verde, de oposição, elogiou o compromisso e disse que um fracasso das negociações entre o governo e os estados teria posto em risco a pesquisa e a inovação na Alemanha e a imagem internacional do país no ensino superior.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema