Quarta-feira, Maio 15, 2024
16.8 C
Lisboa
More

    Uíge: Circulação entre Quibocolo e Maquela do Zombo pode ser interrompida

     Uíge: Ravinas ameaçam provincia (Foto: Rosário dos Santos)

    Uíge: Ravinas ameaçam provincia (Foto: Rosário dos Santos)

    A círculação na estrada nacional 220 que liga os Municípios da Damba e Maquela do Zombo está em risco eminente de ser interrompida, devido a ravina que evoluiu na sede da comuna de Quibocolo, municipio de Maquela do Zombo, a aproximadamente 280 quilometros da sede capital da província.

    A ravina começou numa nascente a cerca de 400 metros e evoluiu muito no sentido paralelo à estrada e se aproximou de forma grave ate a berma da via numa extensão de mais de 200 metros de largura, 30 de profundidade e está com apoio falso em muitos casos só com a camada de revestimento superficial duplo, sem qualquer solo que a suporte.

    A circulação de veículos junto a berma já está posta em causa, uma vez que as cargas causadas pela sua acção podem provar a derrocada com as consequências incalculáveis em caso de acidente.

    O governo local procedeu a restrição do tráfego na faixa de rodagem que apresenta risco de obstruição.

    O automobilista Nsiangani Jesus que frequenta no mesmo troço a dois anos, disse que a situação é preocupante e merece uma intervenção urgente, uma vez que a cada dia que passa grande porção de terra desaba e uma parte do asfalto já desabou, em consequencia a chuva que se abate constantemente na região.

    O habitante Joaquim andré um dos proprietarios das residencias afectadas ao redor da ravina, lamentou a situação e previu que se não haver uma intervenção urgente a circulação entre Uíge e Maquela do Zombo poderá ser cortada e vai dificultar a vida da população, bem como o desenvolvimento da região.

    A administradora comunal de Quibocolo, Amelia Virginia disse que a dimensão da ravina ultrapassa a capacidade do governo local, por isso, exige a intervenção urgente das entidades superiores para garantir segurança na circulação.

    O director provincial do Urbanismo e habitanção do Uíge, Seluyequi Manuel, frisou que o perigo está eminente e não há alternativa pelo facto de existirem baixas nas duas faixas da estrada, bem como a irregularidade do terreno que pode complicar bastante para encontrar uma via alternativa.

    O responsável avançou que a única solução é estancar imediatamente a ravina para que a circulação de pessoas e bens e a fibra óptica seja salvaguardada.

    “A ravina além de colocar em risco varias residências e a circulação de pessoas e bens, colocou também a céu aberto os cabos da fibra óptica o que demonstra que nos próximos dias a comunicação com a vila de Maquela do Zombo poderá ser restringida”, enfatizou.

    A ravina de Quibocolo é uma das 25 ravinas identificadas na província até 2012 com caracter da intervenção emergencial, cujo levantamento foi remetido ao Ministério da Construção. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cimeira sobre tecnologias e combustíveis limpos para cozinhar em Africa mobiliza 2,2 mil milhões de dólares

    A primeira Cimeira de alto nível, que decorreu no dia 14 de maio em Paris, centrada em proporcionar acesso...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema