Domingo, Junho 16, 2024
20.5 C
Lisboa
More

    Trocas comerciais Angola-Itália chegam a USD 441milhões

    As relações comerciais entre Angola e a Itália estão avaliadas em 441 milhões de dólares norte-americanos, actualmente.

    Dos valores, 100 milhões correspondem às exportações de Angola para a Itália, maioritariamente em produtos petrolíferos, e 341 milhões às importações de Angola, baseadas em máquinas e equipamentos da Itália.

    Esses dados foram fornecidos hoje à Angop pelo administrador da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (Aipex), Lello Francisco.

    À margem de um fórum sobre” Agro-negócios Angola-Itália”, o administrador disse que, desde últimos quatro meses da criação da Aipex , ainda não receberam propostas de investimento privado da Itália, mas há grupo italiano “Inalca”, já a operar em Angola.

    A respeito do Grupo Inalca, explicou que estão ligados à distribuição alimentar, mas agora pretendem entrar no sector de produção e distribuição de bens alimentares.

    Se dependesse da Aipex indicar os segmentos para investimento privado aos italianos, de acordo com Lello Francisco, direccionariam para segmentos onde (os italianos) têm vantagens competitivas e comparativas muito grandes, como produção alimentar, de frutas, têxteis e de calçados.

    Entretanto, hoje, no fórum do Agro-negócios, as empresas italianas Canovar, Novafruit e Apofruit, manifestaram interesse em adquirir bens agrícolas de Angola, de que o mercado italiano tem necessidade. Tanto os que não produzem como aqueles que a sua produção seja sazonal.

    O representante de Canovar , especializada na produção de frutas biológicas e investigação agronómica, Carlos Soto, disse que gostaria importar de Angola furtos tropicais como Manga, abacate e ananás – pois não produzem.

    De igual modo, Fabio Oliva, representante da Novafruit, referiu que estão abertos a realização de negócios com Angola no domínio agrícola.

    A apofruit , representada por Romina Kamel, não fugiu à regra, manifestou-se congratulada com o evento e pretender estabelecer parcerias com empresários angolanos.

    O fórum sobre Agro-negócios Angola-Itália foi promovido pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (Aipex) em parceria com a Agência Italiana de Comércio (ITA). Participaram do evento, várias empresas angolanas e sete italianas ligadas ao sector agrícola.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema