Domingo, Abril 28, 2024
12.6 C
Lisboa
More

    Sonangol compra posição da Marathon no Bloco 32 por USD 590 milhões

    Foto (DR)
    Foto (DR)

    A Sonangol EP concordou em comprar a participação da Marathon Oil Corporation no Bloco 32 do offshore nacional por USD 590 milhões, anunciou terça-feira a empresa norte-americana.

    O Bloco 32 compreende uma área de mais de cinco mil quilómetros quadrados em águas ultra profundas do offshore nacional. Actualmente a exploração do Bloco encontra-se atribuída a um consórcio de que fazem parte a Total (como operador e que detém 30,0%), a China Sonangol (com 20,0% de participação), a Exxon (15,0%), a Marathon Oil (10,0%), a Sonangol (concessionária, com 20,0%) e a Galp Energia (5,0%). Assim, após a conclusão da aquisição da posição da Marathon Oil, a qual deverá ocorrer neste último trimestre, a Sonangol reforçará para 30% a sua participação no Bloco.

    A Sonangol Pesquisa e Produção (Sonangol P&P) já havia comprado, em Outubro de 2010, a sua posição de 20% à Marathon Oil, mantendo esta, a partir de então, uma participação de 10% no Bloco.

    A Marathon Oil Corporation é um grupo cuja actividade se centra na exploração e produção de recursos energéticos nos Estados Unidos, Angola, Canadá, Guiné Equatorial, Indonésia, Líbia, Noruega, Polónia e Reino Unido

    ‘Com a venda antecipada da nossa posição no Bloco 32, em Angola, damos agora por concluído o nosso programa de desinvestimentos, o qual totaliza aproximadamente USD 3,5 mil milhões, superando o limite superior do objectivo de USD 3 mil milhões que havíamos fixado para três anos’, afirmou o CEO da Marathon Oil Lee M. Tillman.

    A venda da participação da Marathon no Bloco 32 depende agora da conclusão dos acordos definitivos e da obtenção da necessária aprovação por parte do governo e de terceiros, explicou a Marathon Oil. Após concluída a venda da sua posição no Bloco 32 à Sonangol, as vendas de activos pela Marathon Oil, desde 2011, atingem USD 3,5 mil milhões.

    Em Junho deste ano a Marathon Oil vendera a sua participação de 10% no Bloco 31 ao grupo chinês Sinopec por USD 1,5 mil milhões. LUIS FARIA (opais.net)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema