Sábado, Maio 4, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Moçambique: Sobre o Millennium Challenge Corporation: PR quer mais

    (jornalnoticias.co.mz)
    (jornalnoticias.co.mz)

    MOÇAMBIQUE manifestou ontem a vontade de continuar a beneficiar do programa do Millennium Challenge Corporation no financiamento de projectos de desenvolvimento, cujo primeiro compacto, terminado este mês, teve bons resultados.

    Falando, em Nova Iorque, no fim da sua estadia nos Estados Unidos da América, o Presidente Armando Guebuza disse que durante um encontro realizado ainda ontem, com o Millennium Challenge Corporation (MCC) “fez sentir que este programa foi bom para o país e que gostaria que os responsáveis estivessem durante a sua entrega em Moçambique, como um sinal forte de que nós queremos continuar a beneficiar”.

    Todavia, segundo o Chefe do Estado, a decisão de continuar ou não vai depender, sobretudo, da parte de quem tem os recursos para dar. Há cinco anos, as autoridades moçambicanas receberam um donativo de 380 milhões de euros para serem utilizados, até Setembro, na construção de infra-estruturas rodoviárias, abastecimento de água, bem como na agricultura e no acesso à terra nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa e Zambézia, o que foi feito com sucesso.

    Sobre a sua participação na Assembleia-Geral das Nações Unidas, Guebuza disse que se tratou de uma oportunidade para apresentar aquilo que são as preocupações do nosso país, assim como lembrar ao mundo que o nosso compromisso como Estado de Direito está sempre presente, como estará nas eleições autárquicas marcadas para 20 de Novembro deste ano e as eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais em 2014.

    Como explicou o Presidente, quando se desloca aos EUA, toma o momento como uma oportunidade para realizar encontros, nos quais procura encorajar cada vez mais investimentos para Moçambique. Foi assim que procedeu com representantes da Annadarko, e com a câmara do comércio dos Estados Unidos. Nos encontros, disse o estadista, sentiu muito carinho, o que leva a concluir que tal significa simpatia com Moçambique e isso ajuda a criar as bases ainda para maiores investimentos americanos no país.

    Armando Guebuza falou das boas relações existentes entre Moçambique e os EUA e com as Nações Unidas. Porém, reiterou a necessidade de esta organização avançar para as reformas, sobretudo no seio do seu Conselho de Segurança.

    Quanto aos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, a solução, de acordo com o Chefe do Estado, será de continuar-se a trabalhar, intensificar a acção como parte da luta contra a pobreza, tentando alcançar o máximo possível aquilo que resta nesta iniciativa.

    Na mesma ocasião, o Presidente lançou uma mensagem de carinho e encorajamento à equipa de basquetebol feminino que hoje joga com a Nigéria, nestes termos: “Estamos com elas e continuamos a acreditar nelas”, disse o Presidente, congratulando-se pelas vitórias já alcançadas pela equipa e também pelo desempenho positivo da equipa do Hóquei em Patins, em Angola. (jornalnoticias.co.mz)

    Por Delfina Mugabe, em Nova Iorque

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jovens tentam legalizar novo partido em Angola

    Em entrevista à DW, Luís Castro, coordenador do Partido Liberal, diz que o movimento de centro-direita resulta da não...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema