Quarta-feira, Maio 15, 2024
18.1 C
Lisboa
More

    SME expulsa em 2013 mais de 90 mil estrangeiros

    Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) (TPA)
    Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) (TPA)

    Cabinda – O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) expulsou, de Janeiro a Novembro do corrente ano, 90 mil e 174 cidadãos estrangeiros que, na província de Cabinda, se encontravam em situação migratória irregular.

    Em entrevista hoje (quinta-feira) à Angop, o director provincial do SME em Cabinda, Manuel Gomes, referiu que as expulsões são frutos de micro-operações de fiscalização e combate a imigração ilegal levado a cabo.

    Manuel Gomes indicou que deste número, registou-se uma redução de 9.768 estrangeiros ilegais que cruzaram as fronteiras da província de Cabinda, com as vizinhas repúblicas dos congos Brazaville e Democrático, em relação ao mesmo período de 2012.

    O responsável do SME sublinhou que no mesmo período foram realizadas, no âmbito das acções de fiscalização, 746 micro operações de combate a imigração ilegal, que resultaram na catalogação de 339 residências de nacionais que albergavam estrangeiros em condição migratória irregular, para além de serem convidados a abandonar a província 48 cidadãos, menos seis do período anterior.

    No tocante aos processos encaminhados ao ministério público por infracções aos artigos 101º. e 113º, da Lei/02 (permanência ilegal e auxílio e promoção a imigração ilegal), foram conduzidos as instâncias judiciais, 55 processos que envolveram 150 cidadãos de diversas nacionalidades, menos oito do período anterior, sendo 80 da RDC e 45 angolanos.

    As fronteiras terrestres de Yema, Chiobo, Chimbuandi, Massabi e Miconje e os postos de travessia de Necuto, Pinto da Fonseca, Tendequela e Tsuco Kingubi, têm sido as vias utilizadas para as saídas voluntárias destes cidadãos, com maior destaque para a fronteira de Yema a sul de Cabinda.

    A província de Cabinda tem 7.270 quilómetros e uma extensão de fronteira de 524 quilómetros, sendo 201 quilómetros com a vizinha RC (República do Congo Brazaville), e 220 com a República Democrática do Congo. Destes, cem quilómetros são de fronteira fluvial com a RDC e 103 de marítima.

    O SME ao nível de fronteiras conta com seis postos fronteiriços, nomeadamente Yema, Miconje, Massabi, Chimbuandi, Chiobo e Beira Nova, para além de cinco postos de travessia nas localidades de Yabi, Tendequela, Lucula Zenze, Suco Kingunbi e Pinto da Fonseca. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cimeira sobre tecnologias e combustíveis limpos para cozinhar em Africa mobiliza 2,2 mil milhões de dólares

    A primeira Cimeira de alto nível, que decorreu no dia 14 de maio em Paris, centrada em proporcionar acesso...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema