Sábado, Junho 15, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Sindicatos de magistrados do Mali continuam greve ilimitada

    O Sindicato Livre da Magistratura (SYLIMA) e o Sindicato Autónomo da Magistratura (SAM) do Mali observam, desde 25 de Julho, uma greve ilimitada para reclamar por um aumento salarial e maior segurança nos diferentes tribunais do país.

    Segundo um comunicado das duas entidades sindicais, divulgado pela Pana, a decisão de prosseguir a greve foi tomada depois de uma reunião com o ministro da Justiça, Tiénan Coulibaly.

    “O fim da greve vai depender das resoluções da Assembleia Geral extraordinária dos sindicatos dos magistrados prevista para sexta-feira no Tribunal de Apelação de Bamako”, nota o comunicado, sublinhando contudo que os sindicatos dos magistrados apreciaram positivamente o compromisso assumido pelo Presidente da República, Ibrahim Boubacar Kéita, de colocar os magistrados em melhores condições de vida e de trabalho.

    O Presidente Ibrahim Boubacar Keita, que preside ao Conselho Superior da Magistratura, reuniu-se, na semana passada, com os sindicatos da magistratura e prometeu-lhes dar maior segurança aos tribunais nos próximos dias, mas avisou que o país “não tem meios actualmente” de aumentar os salários dos magistrados e que uma concertação terá lugar em Dezembro e Janeiro sobre esta questão.

    Ibrahim Boubacar Keita instruiu o Governo a restabelecer os salários do mês de Setembro dos magistrados suspensos pelo Ministério das Finanças.

    Desde o desencadeamento desta greve, várias missões foram realizadas por personalidades do país e pelo Parlamento para pôr fim a este movimento grevista mas sem sucesso. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema