Domingo, Junho 2, 2024
22.9 C
Lisboa
More

    Serviços de saúde em Luanda apostam na redução da mortalidade em 2014

    (Angop)
    (Angop)

    Luanda – As repartições municipais de saúde, em Luanda, vão intensificar em 2014 os programas para a redução da mortalidade materna infantil, com a realização de seminários de capacitação dirigida aos técnicos.

    De acordo com um documento onde constam as propostas do plano de acção para 2014, divulgado hoje, quarta-feira, na primeira Reunião do Conselho de Direcção Alargada da Direcção Provincial de Saúde de Luanda, a revitalização do comité de combate as mortes maternas e infantil, supervisão das unidades de saúde e a implementação da humanização dos serviços são dentre outras as tarefas.

    ” As repartições municipais de saúde do Belas e Cazenga estarão empenhadas na realização de palestras sobre o aleitamento materno, criação de uma rede comunitária de combate ao HIV/SIDA e de equipas avançadas para as áreas periféricas, assim como a promoção de um encontro de refrescamento para parteiras tradicionais”, lê-se no documento.

    A expansão do programa de planeamento familiar, criação de equipas moveis são os pontos focais do município de Icolo e Bengo, enquanto o município de Cacuaco vai realizar ainda um calendário de reuniões do comité de combate as mortes maternas, e investigações destes falecimentos ocorridos em hospitais de referência e da comunidade.

    A repartição de Cacuaco de saúde, segundo a nota, prevê para o ano em curso elaborar um calendário de actividades educativas comunitárias, assim como a formação contínua nos serviços integrados para manejo das quatro causas mais frequentes de mortalidade materna (hemorragia, eclámpcia e hipertensão), com maior intensificação.

    Quanto ao programa do município de Luanda, consta a formação de parteiras tradicionais, para orientação no sentido encaminharem as grávidas para as salas de parto, quando a situação exigir, palestras na comunidade sobre temas relacionados com saúde reprodutiva e outros.

    Para os domínios da educação escolar, as repartições preparam-se para a promoção e formação de Professores das escolas do Iº Ciclo e Politécnicos sobre HIV- sida e doenças de transmissão sexual, para explicação aos alunos, sensibilização nas instituições secundárias sobre vários temas de saúde com ênfase na saúde reprodutiva e prevenção de gravidez precoce.

    O encontro, com a participação dos gestores dos hospitais gerais e municipais, chefes de repartições municipais e distritais, visa corrigir deficiências  e apresentar  boas práticas  de gestão e de exercícios da medicina. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sonda chinesa chega à face oculta da Lua para recolher amostras

    A sonda chinesa Chang’e-6 conseguiu pousar na face oculta da Lua para recolher amostras, o avanço mais recente do...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema