Sábado, Maio 4, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Senegal exalta presença de Angola no Fórum de Dakar

    O chefe de Estado do Senegal, Macky Sall, enalteceu, esta segunda-feira a participação do Presidente João Lourenço no oitavo Fórum Internacional de Dakar sobre Paz e Segurança em África.

    Discursando na cerimónia de abertura do evento, Macky Sall agradeceu a predisposição do seu homólogo angolano, que aceitou o convite para se deslocar a Dakar, sacrificando a sua agenda sobrecarregada.

    Dirigiu uma menção especial à primeira-dama de Angola, Ana Dias Lourenço, que acompanha o chefe de Estado nesta deslocação.

    Macky Sall, que é também o actual presidente em exercício da União Africana (UA), declarou que a disponibilidade revelada pelo seu homólogo angolano é prova do seu interresse pelo tema proposto para a reunião e da sua entrega à busca de soluções para a estabilização do continente como factor de desenvolvimento.

    A oitava edição do Fórum de Dakar decorre até terça-feira, 25, no Centro Internacional de Conferências de Diamnadio (CICAD) sob o lema “África face aos impactos dos choques exógenos: desafios da estabilidade e da soberania”.

    Entre os participantes figuram chefes de Estado e de Governo e representantes de organizações internacionais e não governamentais para uma reflexão sobre os principais desafios à paz e segurança do continente africano.

    Na sua intervenção no Painel de Alto Nível do encontro, o Presidente João Lourenço considerou que os conflitos estão a empobrecer cada vez mais as populações africanas, estando na base do êxodo constante de jovens para a Europa.

    Disse acreditar que sem terrorismo nem guerras, o continente pode concentrar-se no desenvolvimdento das suas matérias-primas, reter os jovens e criar as condições que estes procuram noutros países onde o sonho de muitos deles termina, às vezes, na tragédia.

    Sobre os principais focos de tensão no continente, destacou o Sahel como a região de maior preocupação actualmente sem descurar as demais que também vivem situações de conflito.

    Reconheceu ser importante olhar para o continente como um todo, umas vez que a instabilidade verificada num país-membro de qualquer bloco regional acaba por ser instabilidade de toda a região.

    Todavia, ressalvou, é a região do Sahel que neste momento inspira mais cuidados e é sobre ela “que devemos prestar a nossa maior atenção”, embora sem esquecer os casos de Moçambique, na África Austral, de Tigray e Somália (Corno de África) e os da África Central (RD Congo, República Centro-Africana e Tchad).

    O Presidente João Lourenço chegou a Dakar, no domingo à tarde, para participar no Fórum de Dakar como convidado de honra, à semelhanca dos seus homólogos da lusofonia africana como José Maria Neves (Cabo Verde) e Umaro Sissoco Embalo (Guiné-Bissau).

    Por razões de sobreposição de agenda, este último fez-se representar pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros.

    O chefe de Estado angolano, que deixa a capital senegalesa na manhã de terça-feira, 25, visitou hoje a histórica ilha de Gorée, uma das principais portas de saída de escravos na era do tráfico negreiro, ao largo de Dakar.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema