Quarta-feira, Maio 1, 2024
15.2 C
Lisboa
More

    SE das Relações Exteriores insurge-se contra solução da guerra na RDC

    (ANGOP) O secretário de Estado angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, reafirmou, em Brazzaville, que a solução definitiva da situação na República Democrática do Congo (RDC) dispensa a guerra.
    ‘’É do nosso interesse como país vizinho e irmão da RDC, encontrar uma solução definitiva e (esta) não passa pela guerra’’ – esclareceu o governante respondendo a rumores difundidos por uma estação radiofónica da RDC segundo a qual Angola estaria pronta para uma intervenção militar.

    ‘’Não penso que na RDC a solução seja militar. (…) Isto já foi provado desde 1994’’ – enfatizou o enviado Especial do Presidente José Eduardo dos Santos no final da audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado congolês Denis Sassou-N’Guesso, a quem transmitiu uma mensagem escrita de que era portador.

    Disse que o Líder angolano pretendia, através desta, trocar informações com o seu homologo e irmão, o Presidente Denis Sassou-N’Guesso, para ver como ajudar a RDC a encontrar o caminho da paz e estabilidade.

    Manuel Augusto esclareceu que a sua deslocação ao Congo se inscreve no quadro das ‘’excelentes relações bilaterais’’ existentes e que a missiva presidencial relaciona-se com a situação reinante na RDC.

    Depois de qualificar de ‘’cada vez mais precocupante’’ a situação no Leste da RDC, o governante angolano adiantou que o Chefe de Estado congolês já tomou iniciativas para ajudar o processo da paz e estabilidade na RDC, mantendo contactos permanentes com os Presidentes do Rwanda, da RDC e do Uganda para que as « coisas possam evoluir no bom caminho».

    A respeito, disse que o Presidente José Eduardo dos Santos acha que o seu colega congolês ocupa uma boa posição para ajudar a encontrar uma solução defintiva a esta situação ciclica de guerra e paz.

    Manuel Augussto sustentou que para os dois chefes de Estado, torna-se necessário debruçar-se acerca das causas da situação e não sobre os seus efeitos, acrescentando que regressa a Luanda portador do pensamento do Presidente Denis Sassou-N’Guesso ao seu homólogo angolano.

    A audiência foi presenciada pelo embaixador de Angola na RDC, Emilio Guerra, o encarregado de negocios no Congo, Aly Moamba Mukendi, igualmente ministro –conselheiro, e pelo assessor do secretário de Estado das Relações Exteriores.

    Manuel Domingos Augsuto foi recebido, sexta-feira à noite, pelo Presidente Denis Sassou-Nguesso, depois de algumas horas antes ter-se encontrado, em Kinshasa, com o Presidente Joseph Kabila Kabange a quem tinha transmitido também uma mensagem do Chefe de Estado angolanor.

    Presidente congolês deixou, no fim de manhã de hoje, Brazzaville, com destino a Kigali, Rwanda, para uma visita de trabalho. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portugal: “Reparação às ex-colónias está a ser feita”

    O Presidente português disse que a reparação às ex-colónias está a ser feita através da cooperação portuguesa com as...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema