Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    São Tomé e Príncipe: Novo reordenamento territorial e parlamentar

    São Tomé – Os quadros da Administração Pública (AP) reuniram durante três dias da última semana e propuseram reduzir o quadro do pessoal do sector, formar e rentabilizar quadros para responder aos desafios do mesmo e incentivar a contratualização externa de serviços e a mobilidade de Quadro.

    Proceder ao reordenamento territorial e parlamentar com vista a baixar os custos da Administração Pública, reformar o sistema jurídico para fortalecer o ambiente de negócios e criar um «Gabinete científico» para pensar num país onde qualquer cidadão possa dar o seu contributo para o desenvolvimento nacional, são algumas das recomendações saídas do Encontro Nacional da Administração Pública.

    Foi sugerida, igualmente, a necessidade de se rever o Estatuto da Função Pública, a Lei da Segurança Social, bem como sensibilizar os agentes da AP com vista à mudança de comportamento que impulsione o desenvolvimento.

    O encontro que se realizou sob o lema «Reformar para melhor servir» debruçou-se sobre «Problemas e Desafios da Administração Pública», nomeadamente custos e a sustentabilidade do sector.

    Outro tema discutido foi a Estratégia para o desenvolvimento do sector e os Novos Desafios da Modernidade com incidência no sistema organizacional, a gestão e o desenvolvimento dos recursos humanos na
    Administração Pública, as TIC e a descentralização dos serviços.

    No evento, ouviram-se também declarações de partidos políticos (ADI e
    MDFM/PL) da sociedade civil (Câmara do Comércio, Agricultura, Indústria e Serviços, Centrais Sindicais: UGT e ONSTEP, e da ONG Transparência e Corrupção).

    O Chefe do Governo deixou, na sessão de abertura, o mote para a reflexão:

    «Como sustentar os recursos humanos e aumentar a remuneração numa economia como a de São Tomé e Príncipe».

    Patrice Trovoada criticou a organização do encontro por não ter convidado os parceiros de São Tomé e Príncipe, alguns dos quais estão engajados no processo de reformas do sector.

    Fonte: PNN Portuguese News Network

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

    O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema