Sábado, Abril 27, 2024
15.9 C
Lisboa
More

    Santuário Natural de TChimpounga recebe primatas do Maiombe

    Angop

    O Santuário Natural de TChimpounga (SNT) na cidade congolesa de Ponta-Negra, República do Congo Brazzaville passa a ser para Angola o fiel depositário dos primatas capturados aos caçadores furtivos no Parque Nacional Maiombe.

    Tido como o maior santuário de África com cerca de 200 primatas, TChimpounga já recebeu sete chimpanzés da parte angolana melhor para segurança e preservação da espécie em vias de extinção.

    Em entrevista domingo à Angop, o responsável do Parque Nacional Maiombe, José Bizi disse que existe muita ameaça de supressão dos primatas, por isso, o Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC) criou parceria com o Instituto Jane Goodal, uma Ong da Espanha que está a gerir o (SNT) na cidade de Ponta Negra para a recepção dos Chimpanzés de Angola.

    “Estamos a formalizar um protocolo bilateral para interação das partes e dos governos. O SNT é o maior de África com cerca de 200 chimpanzés resgatados da caça furtiva”, precisou.

    No mês de Agosto, partiu do Parque Nacional Maiombe para Tchimpounga-Ponta-Negra, três fêmeas de chimpanzés, sendo duas adultas e uma cria, cadastrados com chips para a identificação da sua origem.

    José Bizi referiu que, o SNT vai ser para Angola o fiel depositário até que se formalize um santuário no país.

    Avançou ainda que no âmbito da protecção destes primatas e sua recuperação, cidadãos em Cabinda, que criam estes chimpanzés como animais de estimação estão a fazer entrega voluntária ao Parque Nacional Maiombe em resposta ao apelo para a devolução da espécie.

    Já foram devolvidos ao Parque Nacional Maiombe, um filhote com quatro anos, vítima de caça furtiva (armadilha) e também um cidadão fez entrega voluntária de três crias e um outro devolveu uma fêmea de 14 anos.

    O responsável sublinhou que o apelo para a devolução dos primatas na posse de alguns cidadãos na cidade de Cabinda tem correspondido com expectativa em obediência a CITES (Convenção Internacional das espécies da flora e fauna selvagem) ameaçadas de extinção onde Angola é membro.

    Histórico do TChimpounga

    O Santuário Natural de TChimpounga, com cerca de 200 primatas é o maior do continente africano e está situado na República do Congo Brazzavile a 50 quilómetros da cidade costeira e portuária de Ponta-Negra.

    Foi criado em 1992 por inspiração de uma doutora espanhola Jane Goodall cujo objetivo é de reabilitar Chimpanzés órfãos e vitimas de armadilhas ou de mãos tratos pelos caçadores furtivos-

    Conta com uma extensão de 26 hectares. O governo Congolês confiou a sua gestão ao Instituto Jane Goodall onde os primatas encontram o seu refúgio para que não sejam extintos.

    A aproximadamente três anos, o Santuário Natural de TChimpounga está a cargo de jovens Espanhóis dos quais uma medica veterinária, um publicista e especialista em comunicação e educação.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema