Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    RDC agradece a Angola o apoio no alcance da paz

    Presidente Jose Eduardo dos Santos recebe em audiência Enviado Especial do PR da RDC Antoine Ghonda Mangalinbi (Foto: ANGOP)
    Presidente Jose Eduardo dos Santos recebe em audiência Enviado Especial do PR da RDC Antoine Ghonda Mangalinbi (Foto: ANGOP)

    Luanda – O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, em mensagem dirigida ao seu homólogo José Eduardo dos Santos, agradeceu nesta segunda-feira o apoio de Angola para o alcance de paz no seu país e manifestou interesse em colher a experiência angolana para desenvolver aquela Pátria.

    Em declarações à imprensa, à saída de uma audiência no Palácio dos Congressos, o enviado do Presidente da RDC, Antoine Ghonda Mangalibi, disse ter sido portador de uma mensagem do Presidente Kabila dirigida ao Presidente do Santos.

    Adiantou que o povo e o Presidente congoleses agradecem ao Presidente dos Santos e ao povo angolano todo apoio a RDC durante momentos difíceis, ate ao alcance da paz, no mês passado.

    “O presidente José Eduardo dos Santos e o povo angolano jogaram um papel muito importante durante o período de guerra e precisamos da experiencia angolana para a manutenção da paz e para o desenvolvimento da RDC”, sublinhou

    Disse pretenderem ganhar com a experiência angolana.

    “Parece inacreditável o nível de desenvolvimento alcançado por Angola, para quem conheceu o país há 20 ou 15 anos. O país superou situações difíceis. Angola está na vanguarda do desenvolvimento, particularmente, a nível de África, e seria mau se a RDC não tirasse proveitos, quando até países mais longínquos gabam-se de terem colhido testemunhos importantes na Pátria angolana”, declarou o enviado especial.

    O governo congolês, explicou Antoine Ghonda, assinou no mês passado, em Nairobe, um acordo de paz com os rebeldes do grupo M23, contra quem lutou até que depusessem as armas no mês passado.

    O M23 é o maior grupo de insurgentes liderados por tutsis que lutaram contra o governo do Congo Democrático nas suas regiões do Leste ricas em minerais há mais de duas décadas.  (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

    O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema