Terça-feira, Abril 30, 2024
13 C
Lisboa
More

    RDC: acordo entre maioria e oposição

    Segundo a Conferência Episcopal Nacional do Congo (Cenco), o acordo será celebrado às 20h30, hora local na República Democrática do Congo, em presença dos representantes internacionais do centro Episcopal de Kinshasa.

    Segundo os temos deste acordo, o primeiro-ministro será escolhido pela oposição. O Presidente Joseph Kabila mantém as suas funções até à eleição do seu sucessor, que deverá acontecer até final de 2017.

    No entanto, algumas questões ficam adiadas até à próxima semana para que se alcancem “entendimentos mútuos”. Entre eles; a definição de uma agenda para a aplicabilidade deste acordo, a composição do governo de União Nacional e de governos provinciais.

    O governo e a oposição da República Democrática do Congo estiveram reunidos na sede do Episcopal em Kinshasa para chegar a um acordo para pôr termo à crise política no país, onde o Presidente Joseph Kabila não quer deixar o poder.

    “O acordo está preparado, mas esta manhã as partes envolvidas vieram com novas exigências sobre detalhes que devem ser integrados ao acordo, o que atrasará a cerimónia de assinatura”, explicou esta tarde à AFP um dos mais altos responsáveis da Conferência Episcopal Nacional do Congo, mediador nestas negociações entre maioria e oposição.

    A crise política que a República Democrática do Congo vive nas últimas semanas surge da intenção do Presidente Joseph Kabila, no poder desde 2001, continuar governar até à eleição de um sucessor. Porém, a Constituição proíbe uma nova eleição de Kabila, tendo o escrutínio sido adiado sem data prevista. (Rfi)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema