Domingo, Abril 28, 2024
10.2 C
Lisboa
More

    Produção de mel pode acelerar combate à pobreza no meio rural

    Responsável do Instituto de Desenvolvimento Florestal, Andrade Moreira Bahu. Foto ANGOP
    Responsável do Instituto de Desenvolvimento Florestal, Andrade Moreira Bahu.
    Foto ANGOP

    Huambo – O responsável do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) na província do Huambo, Andrade Moreira Bahu, considerou hoje (segunda-feira), nesta cidade, que apostar na produção do mel pode acelerar o combate à pobreza no meio rural.

    Em declarações à Angop, acerca da produção do mel nesta região, Andrade Bahu lamentou o facto de os populares das zonas rurais dedicarem-se pouco nesta actividade, que julga ser bastante rentável.
    “Tendo em conta o valor comercial do mel, um quilograma chega a custar entre mil a mil e 500 kwanzas, bem como a sua crescente procura, bom seria que os cidadãos das zonas rurais apostassem mais na produção do mel”, aconselhou.
    O responsável do Instituto de Desenvolvimento Florestal no Huambo realçou que o mel pode ser recolhido duas vezes por ano e não requer muitos custos na sua produção, bastando, para o efeito, que o cidadão monte uma colmeia de abelhas numa zona de muita vegetação com floração que atraia as abelhas.
    Andrade Moreira Bahu informou que a secção de apicultura do IDF tem um apiário na comuna do Cuima, município da Caála, 85 quilómetros a sul da cidade do Huambo, com 320 colmeias, das quais 180 já estão povoados por abelhas. Lembrou que em Setembro do ano passado o apiário produziu 350 quilogramas de mel.
    Salientou que a província do Huambo é, a par do Bié, Kuando Kubango e Moxico, uma das maiores produtoras de mel, devido aos factores climáticos e a abundância de vegetação que produz floração atractiva para as abelhas.
    No caso do Huambo, apontou os municípios da Chicala-Cholohanga, Cachiungo, Mungo, Ecunha, Caála e Bailundo como sendo, entre os 11, os maiores produtores de mel e com associações constituídas, para facilitar a escoamento do produto e realizar acções de formação com vista a melhorar as técnicas de produção do mel. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema