Segunda-feira, Abril 29, 2024
14.9 C
Lisboa
More

    Pressão sobre o kwanza abranda no próximo ano

    Analistas da Fitch Solutions prevêem ligeira recuperação na produção interna do petróleo e taxam a média da inflação nos 21,9 por cento até ao final deste ano.

    A Fitch Solutions prevê, para o próximo ano, um Kwanza menos pressionado, o que poderá dar lugar a um corte de 50 pontos base na taxa de juro de referência do primeiro semestre.

    De acordo com uma nota dos analistas da consultora, a média da inflação deverá aumentar de 17,1%, em 2019, para 21,9 este ano, abrandando depois para 18% em 2021, reflectindo, parcialmente, os efeitos da entrada em vigor do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), em Outubro do ano passado.

    “Com a ligeira recuperação esperada para o próximo ano na produção interna e nos preços do petróleo, a pressão sobre o Kwanza vai diminuir, estimam os analistas, dando espaço para um corte de 50 pontos base na taxa de juro de referência durante o primeiro semestre de 2021”, lê-se.

    Estima-se que a produção petrolífera registe uma ligeira recuperação em 2021 e igual tendência nos preços de vendas do barril. Tal situação, abre portas para que o Banco Nacional de Angola mantenha a taxa de juro de referência nos 15,5% para controlar a inflação, que deverá ficar nos 21,9%.

    Os analistas da Fitch adiantam que com o aumento da procura global de petróleo no próximo ano, as reservas em moeda externa vão aumentar e o ritmo da depreciação do Kz vai abrandar, abrandando a pressão sobre a inflação, concluem.

    Esta semana, a ministra das Finanças de Angola afirmou que uma das razões para o elevado nível de dívida pública, que o Fundo Monetário Internacional prevê que ultrapasse os 120% o PIB este ano, é precisamente a desvalorização do Kz que e observa nos últimos meses.

    Na conversa que manteve, no âmbito dos Encontros Anuais, com o director do departamento africano do FMI, a ministra das Finanças relativizou a subida do rácio da dívida face ao PIB.

    Citando a ministra, os analistas da Fitch Solution explicam que o stress no Tesouro é significativo devido à depreciação do kwanza, e que foi isso que fez subir muito significativamente o rácio da dívida face ao PIB, em 120,3 por cento este ano, mas descerá até cerca de 70 por cento nos próximos cinco anos.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BNA aprova Visão do Sistema de Pagamento em Novembro

    O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê aprovar a Visão do Sistema Nacional de Pagamento, para o período 2023/2028,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema