Sábado, Maio 25, 2024
13.6 C
Lisboa
More

    Presidente João Lourenço regressa a Luanda

    O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, regressou a Luanda, este domingo, proveniente de Oslo, capital do Reino da Noruega, onde cumpriu uma visita oficial, de 17 a 18 do mês em curso.

    No Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, João Lourenço, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, de membros do Executivo e de altos funcionários do seu gabinete.

    A visita, primeira de um Chefe de Estado angolano àquele país europeu, enquadra-se no reforço da cooperação bilateral.

    Na cidade de Oslo, João Lourenço participou no Fórum Empresarial Angola-Noruega, reuniu-se com o Rei Harald V, com o primeiro-ministro, Jonas Gahr Stor, e com presidente do parlamento, Masud Gharhakhani.

    Com essas individualidades o Presidente João Lourenço abordou questões ligadas ao estreitamento da cooperação bilateral e assuntos da actualidade internacional.

    No Reino da Noruega, o Estadista angolano visitou empreendimentos económicos com destaque para a empresa petrolífera Equinor (antiga Statoil) e a Aker Solutions.

    A Equinor detém o maior volume de negócios com Angola. A companhia é responsável por 10 por cento da produção de petróleo em solo angolano.

    A Aker Solutions é uma empresa vocacionada a soluções tecnológicas para a indústria de recursos minerais, petróleo e gás, que opera no mercado angolano.

    Com a visita, a cooperação entre Angola e a Noruega ganhou novo impulso, principalmente, nos domínios político-diplomático e económico-comercial.

    No plano político, os dois países estão ligados por 45 anos de relações diplomáticas que datam dos primórdios da Independência alcançada, em 11 de Novembro de 1975.

    Depois do estabelecimento das relações diplomáticas, em 1977, a Noruega está fisicamente representada em Luanda, há 25 anos, com uma embaixada que também responde pelos interesses noruegueses, em São Tomé e Príncipe.

    ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema