Segunda-feira, Junho 17, 2024
21.3 C
Lisboa
More

    Presidente da AAPCIL sugere outras apostas de prospecção de minérios

    (ANGOP) Lubango – O presidente da Associação Agro-pecuária Comercial e Industrial (AAPCIL), António de Lemos, solicitou hoje às empresas que exploram minerais na província da Huíla a diversificarem as suas actividades de prospecção por forma a não dependerem sempre do mesmo produto.
    Em entrevista à Angop, na perspectiva do desenvolvimento do sector de Indústria, Geologia e Minas local, a propósito do dia da Indústria, a assinalar-se a 23 de Novembro, o interlocutor disse que a província tem outras riquezas como diamantes e petróleo em “onshore”, factores passíveis de exploração.
    Em seu entender, a província da Huíla é muito forte em termos de minerais e possui um potencial de produção elevado, justificado pela existência de duas fábricas de transformação de granito no Lubango, sem contar com a capacidade de produção de outras unidades.
    No entanto, o empreendedor considera que, neste momento, o mais importante seria criar-se indústrias capazes de gerar riqueza e postos de trabalho, para fazer face ao grande deficit neste domínio e, assim, resolver o problema do desemprego no país.
    “Não se deve esquecer que em 1977/78 o primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, defendia que a Agricultura era a base e a Indústria o factor decisivo para o desenvolvimento do país, pois deve-se apostar seriamente neste sector mas depois há que transformar”, asseverou o presidente da AAPCIL.
    Realçou, no entanto, a necessidade de se proteger a produção nacional e as empresas, de modo a se relançar a produção local e o consequente desenvolvimento económico.
    Na província da Huíla existem mais de 25 empresas de exploração de minérios, nos municípios da Jamba, Chibia, Humpata, Lubango e Gambos. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema