Quarta-feira, Maio 15, 2024
13 C
Lisboa
More

    PR pede mais atenção à Comunidade Khoisan em Angola

    Recentemente, o Presidente da República, João Lourenço, manifestou-se preocupado com as condições de sobrevivência da comunidade San espalhada pelas províncias da Huíla, Cuando Cubango e Cunene e orientou a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Vitória da Conceição, no sentido de prestar apoio e criar as condições necessárias para garantir a sua reinserção social.

    A preocupação do Presidente João Lourenço foi manifestada pela ministra Vitória da Conceição, no final de uma audiência que o Chefe de Estado concedeu, a 14 de Julho, na cidade do Lubango, a representantes da comunidade San, na sede do Governo provincial da Huíla.

    Zeferino Piriquito, um dos membros do grupo, disse que, ao Presidente da República, solicitaram apoios em termos de materiais agrícolas, como charruas, tractores e espaços para desenvolver a agricultura e caça controlada.

    “Queremos apoios para trabalhar a terra como fazem as outras comunidades”, desabafou Zeferino Piriquito, lembrando os bons tempos em que a comunidade de que faz parte comia carne fresca e gozava de perfeita saúde.

    “A comunidade está a morrer, porque nos habituamos a comer carne. Hoje, somos vizinhos do Parque do Bicuari e não temos como caçar, devido às proibições do Governo”, queixou-se Zeferino Piriquito, apontando também como causa das mortes o paludismo.

    Piriquito, que reside no município de Quipungo, comuna do Hombo, bairro Mopembando, conta que, no primeiro semestre deste ano, o paludismo provocou muitas mortes na comunidade, por falta de assistência médica e medicamentosa adequada.

    Em declarações à imprensa, a ministra Vitória da Conceição prometeu empenhar-se no trabalho em prol das comunidades San. Anunciou a existência de um programa executivo que vai permitir uma acção imediata, com vista à melhoria das condições de vida dos San. Vitória da Conceição disse que as três mil famílias San na Huíla carecem de medicamentos, materiais agrícolas e, sobretudo, clamam por condições para a sua reinserção efectiva em termos académicos.

    De acordo com Vitória da Conceição, a situação de vulnerabilidade da comunidade San é derivada da sua natureza de vida nómada.

    “A comunidade San tem uma natureza de vida que nem sempre permite às mesmas absorver programas sociais integrados, que contribuam para a melhoria das suas condições de vida”, afirmou. (Jornal de Angola)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema