Terça-feira, Abril 30, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Parlamento discute hoje proposta de alteração do Código do IVA

    A Assembleia Nacional discute hoje, na generalidade, a proposta de Lei que altera o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

    Segundo o JA, a proposta estabelece que estão sujeitas ao IVA as transmissões de bens e as prestações de serviços efectuadas no território nacional, a título oneroso por um sujeito passivo agindo nessa qualidade.

    O diploma indica que são ainda sujeitos passivos do IVA o Estado, os institutos públicos e as autarquias, as instituições públicas de previdência e segurança social, os partidos políticos, sindicatos, associações públicas e instituições religiosas legalmente constituídas.

    A proposta esclarece que estão isentas do IVA a transmissão dos bens da cesta básica, bem como os bens que sejam regulados no regime de preços vigiados, nos termos da legislação vigente, prestações de serviços médicos e sanitários e as operações com elas estreitamente conexas, efectuadas por estabelecimentos hospitalares, clínicas, dispensários e similares, as transmissões de medicamentos, as especialidades farmacêuticas e outros produtos farmacêuticos destinados exclusivamente a fins terapêuticos e profilácticos.

    Estão ainda isentos de imposto, segundo o diploma, as transmissões de bens a utilizar como matérias-primas, produtos intermédios e componentes para o fabrico de medicamentos, bem como os implementos a serem incorporados ao organismo humano, de acordo com as técnicas médicas, entre outros.

    Ainda hoje, os deputados discutem, também na generalidade, a proposta de Lei que altera o Código do Imposto Especial de Consumo, um diploma que se aplica uma única vez, quer na produção, quer na importação.Os produtos sujeitos a este tipo de imposto são tabacos manufacturados, bebidas alcoólicas, gaseificadas e açucaradas, armas de fogo, produtos derivados de petróleo, jóias e outros artefactos de joalharia, aeronaves e embarcações de recreio.

    A agenda dos parlamentares inscreve, ainda para hoje, a discussão, para aprovação, do Projecto de Lei que altera a Lei Orgânica e do Processo do Tribunal de Contas, e os relatórios e contas do Banco Nacional de Angola referente aos anos 2016, 2017 e 2018.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema