Terça-feira, Abril 30, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Ucrânia: Os mísseis russos terra-ar de médio alcance Buk

    (Foto de Dominique Faget/AFP)
    (Foto de Dominique Faget/AFP)

    O míssil russo terra-ar “Buk”, provável responsável pela destruição da aeronave da Malaysia Airlines quinta-feira na Ucrânia, é um projéctil de autopropulsão e guiado capaz de atingir alvos aéreos acima de 22 mil metros, mas que requer um pesado dispositivo em terra, de acordo com especialistas.

    Há duas versões desses mísseis fabricados pelos russos desde os anos 70: o Buk-M1 e o Buk-M2, chamados na terminologia da OTAN de “Gadfly SA-11” e “Grizzly SA-17”.

    Sua peculiaridade: “eles podem atingir alvos a uma altitude de 72.000 pés (22.000 metros), mais do que o dobro dos 33 mil pés de altitude em que voava o Boeing 777”, que partiu de Amesterdão em direcção a Kuala Lumpur, explicou à AFP Doug Richardson, editor da revista britânica “Jane’s Missiles & Rockets”.

    Os sistemas Buk são móveis, instalados em veículos. Podem atingir aviões, drones, helicópteros, mísseis de cruzeiro e outros alvos.

    “É o equivalente electrónico de uma sentinela que pergunta ‘quem está aí?’ Se não há resposta, tudo o que você sabe é que este não é um avião de combate do seu próprio campo. Mas isso não indica que você está alvejando um avião comercial”, explicou.

    O uso desses mísseis “é complexo. São necessários três caminhões, um para o posto de comando, um para carregar o radar e o terceiro para disparar os projécteis”, disse.

    O uso desses mísseis “requer uma grande quantidade de homens, muito treinamento e um monte de peças”, ressaltou por sua vez Edward Hunt, analista de defesa do IHS Jane.

    Os mísseis terra-ar Buk são generalizados. Antes do início do conflito ucraniano, Kiev possuía de seis a oito baterias, cada uma com quatro mísseis.

    A Rússia possui muitos mais, além de sistemas de defesa aérea mais sofisticados, incluindo o S-300 e S-400, mas não está claro se esses sistemas estão implantados na região.

    As versões mais recentes desses mísseis terra-ar foram projectadas em uma fábrica em Ulyanovsk pelo fabricante Almaz-Antey, que está incluso nas recentes sanções dos Estados Unidos. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema