Segunda-feira, Junho 17, 2024
18.1 C
Lisboa
More

    OMS doa a STP medicamentos para surto de desconhecida “doença dos pés”

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) ofereceu mais de 70 mil dólares de medicamentos e materiais clínicos ao Centro Hospitalar de São Tomé, em resposta ao pedido de apoio para combater a “epidemia de celulite necrotizante”, afecção de origem desconhecida que atingiu já 1 421 pessoas
    OMS doa a STP medicamentos para surto de desconhecida “doença dos pés”

    Os medicamentos e materiais clínicos chegaram neste mês de Março ao Centro Hospitalar de São Tomé, em resposta ao pedido de apoio para combater a “epidemia de celulite necrotizante”, ou como a designam “doença dos pés”.

    Os medicamentos, na sua maioria antibióticos, chegaram a São Tomé numa altura em que as autoridades sanitárias do país-arquipélago estão a utilizar o mel de abelha para o tratamento da doença que atinge sobretudo as pernas (foto), segundo disse a directora dos Cuidados de Saúde, Maria Tomé Palmer, ao diário digital “Tela Non”.

    “Estamos a utilizar o mel de abelha para limpar e desinfestar a ferida” resultante da doença, disse a responsável são-tomense. Embora negando responder se são os serviços hospitalares ou os pacientes que têm fornecido o mel de abelha ao hospital para tratamento, a mesma sublinhou que nos últimos dias se tem verificado uma diminuição de casos, sem avançar números.

    No mercado interno, cada litro de mel de abelha de produção doméstica, o “mel natural”, custa “o insuportável montante de mais de 150 mil dobras” (pouco mais de 880$CVE).

    A extrema raridade do produto na ilha de São Tomé, onde as abelhas estão em vias de extinção, leva a que a maior parte do mel vendido na capital provenha da vizinha ilha do Príncipe ou do estrangeiro. Mas esse produto importado é impróprio para uso medicinal por considerar-se que não é “mel natural”.

    A Organização Mundial da Saúde destacou oito consultores que tentam encontrar um tratamento eficaz para a celulite necrotizante, informaram as autoridades de saúde são-tomenses. (Asemana) por Tela Non.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema