Terça-feira, Maio 14, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Novos ataques deixam 15 mortos no Iraque às vésperas das eleições

    (Foto: de Azhar Shallal/AFP)
    (Foto: de Azhar Shallal/AFP)

    Pelo menos 15 pessoas morreram neste sábado no Iraque, a apenas quatro dias das primeiras eleições gerais desde a saída das tropas americanas do país em 2011, informaram fontes médicas e de segurança.

    No norte de Bagdad, na província de Saladino, um grupo de agressores matou quatro policiais a tiros e detonou bombas em dois colégios eleitorais.

    Um conselheiro provincial e dois guardas morreram nas mãos de insurgentes nessa mesma província.

    Outras três pessoas morreram em um atentado a bomba contra um café no centro de Bagdad, e quatro foram assassinadas em diferentes ataques na periferia da capital.

    Pelo menos dois desses homicídios são, de acordo com um oficial de polícia, actos de vingança por um atentado cometido na véspera contra um comício em Bagdad de um partido xiita. No ataque, morreram 36 pessoas.

    A autoria do atentado foi reivindicada pelo grupo sunita ultra-radical Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL).

    O duplo atentado, que também deixou dezenas de feridos, aconteceu por volta das 17h30 de sexta-feira (11h30 de Brasília) durante o comício do braço político da milícia Asaib Ahel al Haq, informou o Ministério do Interior.

    De acordo com uma fonte do Ministério, o chefe do Partido dos Cidadãos, organização considerada próxima do regime iraniano, participava do evento, assim como o líder da milícia xiita em questão, Qais al Khazali.

    Suspeita-se que a milícia, conhecida como “A Liga dos Virtuosos”, esteja vinculada a grupos que enfrentam os rebeldes na Síria.

    O EIIL, que luta contra o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, declarou em um comunicado que o atentado era em retaliação “ao que as milícias fazem no Iraque e na Síria: matar e torturar os sunitas”. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema